HR Analytics | As soluções analíticas podem ajudar as empresas a coletar dados e informações para criar ecossistemas unificados e centralizados. Dessa forma, as organizações conseguem melhorar o suporte à tomada de decisão da liderança. Utilizando tecnologias emergentes como IA e Machine Learning, as suas equipes de RH podem enriquecer ainda mais os dados recolhidos para melhorar a força de trabalho da sua organização. Dessa forma o RH contribui para o sucesso do negócio.
Além disso, você pode tornar o HR Analytics uma atividade necessária como parte de seus processos. Os insights que você recebe podem ajudá-lo a tomar medidas oportunas, adotar as melhores práticas do setor e tornar seu negócio ágil e resiliente a interrupções futuras.
Como o HR Analytics ajuda nas estratégias de pessoas e negócios:
1. People Insights: entendendo sua força de trabalho
O RH lidera todas as mudanças organizacionais e desenvolvimento estratégico desde o início. Ter insights precisos pode ajudar a sua liderança a tomar decisões baseadas em dados. Além disso, as empresas precisam de informações sobre seus talentos para desenvolver programas que incluam diversidade, equidade e inclusão, orientação, planejamento de sucessão e iniciativas de mobilidade interna.
Com o HR Analytics, você pode agilizar o planejamento da força de trabalho, gerenciá-la e navegar pelas contratações. Isso é feito por meio de dados da força de trabalho, que ajudam a entender os perfis dos colaboradores. Além disso, os modelos preditivos podem identificar tendências futuras para orientar seus planos de aquisição e retenção de talentos, permitindo que você atinja seus objetivos de negócios.
2. Planejamento e gestão de talentos: simplificando o processo de contratação e retenção
O HR Analytics fornece um modelo de previsão de talentos e rastreia insights da força de trabalho que incluem funcionários de alto e baixo desempenho. Você pode abordar o planejamento de talentos com um olhar mais ágil e estratégico usando esses indicadores para complementar seus esforços de gerenciamento de talentos com o poder da IA, assistentes digitais ou chatbots habilitados para RPA.
Os assistentes digitais podem automatizar tarefas como perguntas frequentes para o processo de candidatura e triagem de candidatos com base em critérios predefinidos. Essa automação de tarefas ajudaria a aumentar a produtividade da sua equipe de RH. Dessa forma, eles poderiam gastar mais tempo simplificando e acelerando o processo de integração de seus novos funcionários, melhorando a experiência dos colaboradores desde o início.
3. Adoção de novos sistemas: aumente a produtividade da sua força de trabalho
A implementação de um novo sistema de RH é essencial para o crescimento e expansão dos negócios, garantindo suporte ágil, escalabilidade e melhor experiência dos colaboradores. Para uma fácil adoção, os colaboradores devem ter acesso a uma navegação de fácil utilização, a fluxos de processos simples que lhes permita ser eficientes.
Como exemplo disso, vamos imaginar uma empresa que tem como objetivo aumentar a adoção de seu sistema de autoatendimento. Ao usar esse recurso, os colaboradores podem atualizar facilmente detalhes pessoais, baixar recibos de pagamento, como exemplo. E, por outro lado, os gerentes podem realizar transações como avaliações, transferências de funções/responsabilidades e alterações salariais sem precisar de recursos de RH.
Neste cenário, em uma empresa real, após os primeiros três meses de implementação do Oracle Cloud HCM, apenas 40% da força de trabalho adotou o novo aplicativo. Para aumentar o uso do sistema, essa empresa poderia adotar o Oracle Analytics Cloud. Assim, ela poderia rastrear consultas de pesquisa de funcionários, downloads de documentos e feedback de desempenho. Com base nos insights, a empresa poderia oferecer treinamento direcionado e grupos focais, aumentando assim a adoção para 70% e reduzindo a carga de trabalho da equipe de RH.
Aproveite a estratégia do HR Analytics no Oracle Fusion HCM Analytics Cloud
Ter acesso estável, confiável e seguro aos dados é de extrema importância para funcionários que precisam de um sistema de autoatendimento. Além disso, o acesso permite que administradores de RH possam visualizar insights para construir estratégias baseadas em dados. O Oracle Fusion HCM Analytics oferece análises pré-construídas para tornar mais rápido e fácil obter as respostas que você precisa em toda a organização. Isso é feito realizando-se análises preditivas orientadas por voz, quer você esteja procurando melhorar seu recrutamento, retenção ou previsão de talentos.
Este conteúdo foi escrito por Avani Lalka, Especialista de Marketing de Conteúdo da Evosys e está disponível no blog da Oracle.