A retenção de talentos requer uma cultura de aprendizado

Escrito por Beatrix Valiceli

em 1 de fevereiro de 2024

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Num mercado ferozmente competitivo, a retenção de talentos deve estar no topo das mentes dos líderes. Um diferencial importante para aumentar a retenção é o treinamento, a identificação de onde e como os funcionários precisam de apoio e a qualificação quando necessário.

No novo cenário empresarial, a mentalidade de “uma pessoa, uma função” está se tornando redundante. As qualificações têm prioridade sobre os cargos, esperando-se cada vez mais que os funcionários abranjam um amplo espectro de capacidades. Isso requer investimento total em oportunidades de aprimoramento das equipes de RH e do C-suite para torná-lo um sucesso.

Uma maior ênfase nos dados de RH (de recursos humanos) permitirá esta mudança cultural para mais aprendizagem e desenvolvimento. Novas ferramentas de RH, automação e transformação cultural tornam possível com essa mentalidade de aprendizagem.

Aprender se torna um objetivo central do negócio para retenção de talentos

Os líderes devem promover uma cultura de aprendizagem contínua e auto-dirigida. Com plataformas de aprendizagem, os líderes de RH e as equipes de gestão podem categorizar e reconhecer as habilidades dos funcionários, identificando áreas que podem estar faltando e redistribuindo recursos conforme e quando necessário. O Machine Learning (ML) pode ajudar nesse processo. O ML pode detectar habilidades ausentes de forma autônoma, onde antes os funcionários tinham que inserir todas essas informações manualmente.

As empresas podem criar um ambiente de aprendizagem colaborativo e personalizado em que incentivam os funcionários a trilhar seu próprio caminho. A micro-aprendizagem é uma parte vital deste processo. Os funcionários podem dividir conceitos grandes e complicados em pedaços menores que cabem facilmente nos horários de trabalho para cultivar práticas de aprendizagem ao longo da vida. Indo ainda mais longe, algumas empresas estão até recorrendo à realidade aumentada e virtual (AR e VR) para acelerar o treinamento, tornando-o mais imersivo e interativo.

Automação não significa deslocamento de pessoal

Além de identificar habilidades, a automação ajuda as equipes e gerentes de RH a gerenciar e relatar seu inventário de habilidades. Dados de RH, como feedback de gerentes, características de trabalho e habilidades baseadas em projetos, todos alimentam plataformas de aprendizagem. Então, habilidades e treinamento relevantes para cada funcionário podem ser automaticamente sugeridos.

É fundamental requalificar os funcionários para que se sintam mais confortáveis ​​trabalhando com processos robóticos. Depois que as pessoas reconhecerem os benefícios da automação, elas se sentirão mais confortáveis ​​trabalhando com ela. A inteligência artificial (IA) lida com o processamento de dados, liberando as equipes para um trabalho de maior valor agregado em análise e estratégia, bem como mais tempo para se dedicar ao aprendizado.

HEAT é o novo STEM da Retenção de talentos

A mudança deve ser vista durante todo o processo de recrutamento. Em vez de priorizar STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática), novas estratégias deveriam alargar a rede para HEAT (humanidades, engenharia, artes e tecnologia).

Os líderes C-suite agora reconhecem que a criatividade, a empatia e a comunicação são tão essenciais para o sucesso quanto o STEM. À medida que as funções se reposicionam como “centros de visão estratégica”, os atributos e competências necessários para o conseguir continuam a aumentar. As empresas podem alcançá-la apenas por meio da mudança para uma cultura de aprendizagem e da utilização eficaz de plataformas de aprendizagem.

Artigo proposto pela Oracle.

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