A retenção de talentos requer uma cultura de aprendizado

Escrito por Beatrix Valiceli

em 1 de fevereiro de 2024

Inscreva-se para receber nossas novidades

Enviaremos novidades, promoções e muito conteúdo educativo todo mês com exclusividade.

Num mercado ferozmente competitivo, a retenção de talentos deve estar no topo das mentes dos líderes. Um diferencial importante para aumentar a retenção é o treinamento, a identificação de onde e como os funcionários precisam de apoio e a qualificação quando necessário.

No novo cenário empresarial, a mentalidade de “uma pessoa, uma função” está se tornando redundante. As qualificações têm prioridade sobre os cargos, esperando-se cada vez mais que os funcionários abranjam um amplo espectro de capacidades. Isso requer investimento total em oportunidades de aprimoramento das equipes de RH e do C-suite para torná-lo um sucesso.

Uma maior ênfase nos dados de RH (de recursos humanos) permitirá esta mudança cultural para mais aprendizagem e desenvolvimento. Novas ferramentas de RH, automação e transformação cultural tornam possível com essa mentalidade de aprendizagem.

Aprender se torna um objetivo central do negócio para retenção de talentos

Os líderes devem promover uma cultura de aprendizagem contínua e auto-dirigida. Com plataformas de aprendizagem, os líderes de RH e as equipes de gestão podem categorizar e reconhecer as habilidades dos funcionários, identificando áreas que podem estar faltando e redistribuindo recursos conforme e quando necessário. O Machine Learning (ML) pode ajudar nesse processo. O ML pode detectar habilidades ausentes de forma autônoma, onde antes os funcionários tinham que inserir todas essas informações manualmente.

As empresas podem criar um ambiente de aprendizagem colaborativo e personalizado em que incentivam os funcionários a trilhar seu próprio caminho. A micro-aprendizagem é uma parte vital deste processo. Os funcionários podem dividir conceitos grandes e complicados em pedaços menores que cabem facilmente nos horários de trabalho para cultivar práticas de aprendizagem ao longo da vida. Indo ainda mais longe, algumas empresas estão até recorrendo à realidade aumentada e virtual (AR e VR) para acelerar o treinamento, tornando-o mais imersivo e interativo.

Automação não significa deslocamento de pessoal

Além de identificar habilidades, a automação ajuda as equipes e gerentes de RH a gerenciar e relatar seu inventário de habilidades. Dados de RH, como feedback de gerentes, características de trabalho e habilidades baseadas em projetos, todos alimentam plataformas de aprendizagem. Então, habilidades e treinamento relevantes para cada funcionário podem ser automaticamente sugeridos.

É fundamental requalificar os funcionários para que se sintam mais confortáveis ​​trabalhando com processos robóticos. Depois que as pessoas reconhecerem os benefícios da automação, elas se sentirão mais confortáveis ​​trabalhando com ela. A inteligência artificial (IA) lida com o processamento de dados, liberando as equipes para um trabalho de maior valor agregado em análise e estratégia, bem como mais tempo para se dedicar ao aprendizado.

HEAT é o novo STEM da Retenção de talentos

A mudança deve ser vista durante todo o processo de recrutamento. Em vez de priorizar STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática), novas estratégias deveriam alargar a rede para HEAT (humanidades, engenharia, artes e tecnologia).

Os líderes C-suite agora reconhecem que a criatividade, a empatia e a comunicação são tão essenciais para o sucesso quanto o STEM. À medida que as funções se reposicionam como “centros de visão estratégica”, os atributos e competências necessários para o conseguir continuam a aumentar. As empresas podem alcançá-la apenas por meio da mudança para uma cultura de aprendizagem e da utilização eficaz de plataformas de aprendizagem.

Artigo proposto pela Oracle.

Quem leu esse artigo também leu esses…

Confira os destaques do Release Oracle HCM 24B!

Confira os destaques do Release Oracle HCM 24B!

Ontem, 22 de maio, a Stratview realizou mais uma edição do Webinar Release Oracle HCM 24B. Com mais uma rodada de atualizações, a Oracle trouxe no release 24B novas formas de utilizar suas soluções, garantindo que seus usuários tenham a melhor performance com seus...

Retenção de Colaboradores e tecnologias emergentes

Retenção de Colaboradores e tecnologias emergentes

Retenção de Colaboradores | Uma média de 3,9 milhões de pessoas pediram demissão em cada mês de 2021, de acordo com o Bureau of Labor Statistics dos EUA. Esse número é notável porque foi um recorde – e porque o talento é um componente crucial do sucesso...

O CEO deve se importar com Diversidade Equidade & Inclusão

O CEO deve se importar com Diversidade Equidade & Inclusão

Muitas organizações estão renovando seu foco na diversidade, equidade e inclusão (DE&I) este ano, mas algumas equipes de RH enfrentam resistência interna. A adesão dos executivos seniores é essencial para o sucesso de qualquer iniciativa em toda a empresa. No...

×

Olá!

Clique no botão para conversar no Whatsapp.

× Como posso te ajudar?