O que é software de recrutamento?

Escrito por Beatrix Valiceli

em 18 de janeiro de 2024

Inscreva-se para receber nossas novidades

Enviaremos novidades, promoções e muito conteúdo educativo todo mês com exclusividade.

O que é software de recrutamento?

O software de recrutamento fornece um sistema informatizado que ajuda os gerentes de contratação e profissionais de recursos humanos a gerenciar o ciclo de vida dos funcionários, desde a origem até a contratação – identificando ótimos candidatos até a integração de novos funcionários.

O software de recrutamento é frequentemente referido como sistema de rastreamento de candidatos (ATS), mas à medida que a tecnologia evoluiu, esta categorização não é mais correta. Embora importante, um ATS é apenas uma parte do software de recrutamento que é muito mais abrangente.

Benefícios do software de recrutamento

O software de recrutamento é uma ótima maneira para as empresas padronizarem e agilizarem o processo de recrutamento. Isso pode economizar tempo e dinheiro das organizações de RH, ao mesmo tempo que recruta os melhores candidatos para vagas de emprego.

O software de recrutamento oferece uma solução para desafios muito reais e muitas vezes dispendiosos. Eles incluem:

Produtividade e eficiência

Com a ajuda do software de recrutamento, o processo de contratação torna-se simplificado, permitindo que os gerentes de contratação e os usuários de RH façam mais com mais rapidez. O processamento, o exame e a organização dos candidatos, bem como a análise dos currículos, acontecem com facilidade, ainda mais quando a inteligência artificial (IA) está integrada à solução.

Fonte única de verdade

A conformidade é fundamental ao lidar com candidatos — antes e depois da contratação. Para alguns setores, a conformidade não é apenas exigida, é monitorada. O software de recrutamento cria registros centralizados, garantindo uma única fonte de verdade. Durante o processo de entrevista, colegas e partes interessadas podem colaborar perfeitamente entre si em relação aos candidatos, sem se preocupar com informações e feedback incompletos ou incorretos.

Experiência do candidato

Quando você considera que 63% dos candidatos a emprego provavelmente rejeitarão uma oferta de emprego devido a uma experiência ruim do candidato, é fundamental que, onde quer que eles experimentem sua marca, isso seja positivo. O recrutamento de software pode ajudar, eliminando o esforço de hospedar empregos manualmente, publicando empregos em quadros de empregos e sites de mídia; criação de empregos a partir de elementos de dados comuns; solicitar referências; comunicações de candidatos; e criação de campanhas direcionadas.

Integração

Um processo de integração simplificado permite que os funcionários entrem em vigor imediatamente. Aproveite informações que antes estavam isoladas em diferentes partes do RH; use dados de remuneração para justificar melhores ofertas para novas contratações.

Software de recrutamento e sistema de rastreamento de candidatos (ATS) – Qual é a diferença?

Os ATS começaram originalmente como repositórios para currículos em papel digitalizados. À medida que a tecnologia evoluiu, os ATS tornaram-se bases de dados concebidas para manter as informações dos candidatos num só local e para monitorizar o estado dos candidatos, por exemplo, determinando onde alguém está no processo de integração e no fluxo de trabalho de contratação.

Simplificando, um ATS envolve um software que acelera o processo de contratação, incluindo classificação e gerenciamento de candidatos; publicação de vagas de emprego, análise de currículos; e avaliar e selecionar candidatos. Estas são funções importantes, mas, novamente, estão limitadas apenas a um aspecto da experiência do funcionário. Por outro lado, a gestão de candidatos é o aqui e agora. Também é importante observar que quase qualquer software de recrutamento incluirá um ATS; no entanto, o software de recrutamento normalmente inclui muitos outros recursos que aumentam suas capacidades.

As soluções de software de recrutamento concentram-se em abordar todas as áreas de contratação. Recursos como marketing por e-mail, ferramentas de design de sites e recursos móveis estão incluídos e são exemplos que vão além do simples gerenciamento de candidatos e do processo de entrevista. O objetivo final do software de recrutamento é proporcionar interações positivas e envolventes aos candidatos, ao mesmo tempo que constrói conjuntos de talentos viáveis ​​e desejáveis.

Quem usa software de recrutamento?

Organizações de todos os tamanhos aproveitam o software de recrutamento, pois é incrivelmente propício ao sucesso nas contratações. De acordo com o Jobscan, mais de 98% das empresas Fortune 500 utilizam software de recrutamento. No entanto, o software de recrutamento não se destina apenas a grandes empresas e organizações, ou apenas a setores específicos. Como qualquer pessoa da área de recursos humanos (RH) sabe, encontrar, contratar e integrar candidatos de qualidade pode ser demorado e desafiador.

O software de recrutamento fornece aos usuários ferramentas para contratar funcionários em grande escala: gerenciamento de tarefas, recrutamento social, relações públicas, CRM, cobrança e integração. É por isso que empresas de todos os tamanhos, indústrias e setores usam software de recrutamento em vez de apenas um ATS. Na verdade, a Capterra descobriu em sua pesquisa que 94% dos recrutadores e profissionais de contratação afirmam que o uso de um software de recrutamento teve um impacto positivo em seu processo de contratação.

Em empresas maiores, as funções que usam e se beneficiam do software de recrutamento incluem CHRO, VP de RH, VP de Aquisição de Talentos e gerentes de contratação; nas empresas menores, os próprios proprietários de empresas usarão software de recrutamento. Para setores com requisitos de recrutamento muito rígidos, como varejo e saúde, os recrutadores e gerentes de contratação usarão software de recrutamento.

Que desafios o software de recrutamento resolve?

O mundo do recrutamento continua a evoluir e sofreu mudanças drásticas, especialmente durante os últimos dois anos, com perturbações e aumentos sem precedentes no trabalho remoto. O que não mudou é a necessidade de grandes talentos. De acordo com uma pesquisa do ManpowerGroup de 2021, a escassez de talentos nos Estados Unidos atingiu níveis históricos, com 69% dos empregadores tendo dificuldade para preencher vagas – o maior em mais de uma década.

O talento é o ativo mais importante para o sucesso de uma organização e, embora as empresas percebam isso, enfrentam o desafio de atrair os tipos de candidatos necessários para o sucesso. Eles também lutam para reter funcionários excepcionais – os mesmos funcionários que são atraentes para outras organizações, incluindo a concorrência.

Algumas organizações lutam para conseguir um envolvimento bem-sucedido dos candidatos, pois isso exige a manutenção de comunicações constantes. No passado, isso não era um problema. As empresas não tiveram que trabalhar muito para atrair candidatos. Hoje, os candidatos são os que têm poder. O LinkedIn descobriu que 75% dos candidatos pesquisarão a reputação de uma empresa antes de se candidatarem a uma vaga de emprego (PDF). Com sites como o Glassdoor, que contam a história (boa e ruim) de como é trabalhar em qualquer empresa, os candidatos podem determinar rapidamente se uma organização é aquela que desejam seguir, mesmo que essa decisão seja baseada na experiência de outros. .

Experiência do colaborador

A pressão é alta para que as organizações se posicionem como uma opção atraente. A forma como uma organização aparece online, a qualidade do processo de candidatura, as preferências de comunicação (alguns candidatos preferem mensagens de texto em vez de e-mails), todos estes factores entram em jogo na hora de atrair os melhores talentos. Isto é especialmente verdadeiro para as gerações mais jovens que esperam uma experiência atraente e compatível com dispositivos móveis. Na verdade, de acordo com os dados mais recentes disponíveis do US Census Bureau, mais de um em cada três (35%) dos participantes na força de trabalho americana são Millennials.

Freqüentemente, as organizações tentam gerenciar o ciclo de vida dos funcionários sem qualquer tipo de software de recrutamento. Eles acabam gastando muito tempo em tarefas manuais intensivas que o software de recrutamento poderia automatizar. Os funcionários devem redigir e publicar manualmente descrições de cargos em sites de contratação e quadros de empregos, plataformas sociais corporativas (como LinkedIn); interagir manualmente com os candidatos (pense em e-mails individuais) e agendar entrevistas uma por uma, além de preparar e conduzir questionários de triagem.

Depois que os candidatos estiverem no sistema, a equipe também deverá mover manualmente as pessoas para os fluxos de trabalho; e rastrear KPIs, sem qualquer tipo de capacidade analítica. Essa abordagem produz dados não confiáveis ​​e consome muito tempo. Após a contratação do candidato, a integração deve ocorrer. Como qualquer profissional de RH irá atestar, esta é uma etapa importante que requer uma preparação cuidadosa e extensa de documentos.

O melhor software de recrutamento: benefícios para recrutadores e candidatos

software de recrutamento certo pode ter um enorme impacto na eficácia de toda a organização, especialmente quando permite:

Gestão centralizada

O software ajuda você a gerenciar todos os aspectos do processo de recrutamento. Desde a publicação de novas vagas em quadros de empregos e mídias sociais até a filtragem de currículos para gerentes de contratação. Isso economiza tempo, pois oferece um balcão único que coleta os dados dos candidatos em um local único e centralizado.

Personalização

O software de recrutamento pode ser personalizado para atender às necessidades específicas da sua empresa. Não há custos adicionais associados à alteração ou adição de recursos adicionais, se necessário. Ao utilizar este tipo de tecnologia, você terá a capacidade de conectar outras soluções ao seu software de recrutamento por meio da integração. Isso significa que tudo, desde entrevistas de seleção de candidatos até a aceitação da oferta, acontece dentro de um único sistema.

Pesquisa qualificada

O uso de software de recrutamento também aumenta a probabilidade de encontrar talentos qualificados com a capacidade de pesquisar palavras-chave em currículos. Isso é especialmente útil se você estiver avaliando um grande grupo de candidatos e não tiver tempo para ler minuciosamente todas as inscrições.

Processo consistente

O software de recrutamento também fornece um processo mais consistente quando se trata de decisões de contratação. Os membros da equipe têm acesso apropriado, podem fazer logon a qualquer momento e todos aderem facilmente a um conjunto de padrões de contratação.

Automação

Esses programas simplificam tudo, desde sistemas de rastreamento de candidatos sem papel até automação de anúncios de emprego, comunicação de candidatos (e-mails e textos), avaliações baseadas em IA, triagem e criação de ofertas. Automatizar essas tarefas não apenas ajuda a agilizar o processo, mas também as torna menos propensas a erros.

Quais são as principais considerações ao escolher um software de recrutamento?

Existe uma quantidade incrível de software no mercado hoje. É por isso que ajuda se você tiver uma ideia clara sobre as necessidades da sua empresa antes mesmo de considerar qual sistema pode funcionar.

A maior consideração para as organizações ao escolher uma ferramenta de contratação é garantir que ela esteja alinhada com suas necessidades e estratégia de contratação. Por exemplo, se a sua organização estiver focada na diversidade e inclusão (D&I) nos seus esforços de contratação , seria sensato investigar se a solução de software fornece ferramentas que ajudam a apoiar decisões de recrutamento livres de preconceitos .

Outros recursos a serem considerados ao avaliar soluções de software de recrutamento incluem:

Tipos de funcionários

As organizações hoje são compostas por uma variedade de trabalhadores: em tempo integral, meio período, contingentes, contratados independentes e muito mais. Certos tipos de software de recrutamento oferecem flexibilidade e permitem que as empresas adaptem o processo de seleção de candidatos a tipos específicos de contratação.

Adicionar novos funcionários

A principal função do software de recrutamento é converter novos candidatos em funcionários. Certas soluções vão além disso e permitem que as empresas reatribuam talentos existentes para novas funções. Isso geralmente requer visibilidade das experiências, aspirações e conjuntos de habilidades existentes dos funcionários.

Oportunidades de requalificação e melhoria de competências

Quando as organizações retêm funcionários, elas economizam dinheiro. Segundo o LinkedIn, a mobilidade interna aumentou 20% no ano passado. Alguns softwares de recrutamento oferecem a capacidade de destacar esses indivíduos e revelar novas funções relevantes para as quais eles poderiam passar.

Tendências atuais

Tal como acontece com o exemplo de D&I acima, algumas soluções de recrutamento respondem melhor às necessidades atuais e modernas do que outras. A simplificação dos processos é uma grande consideração: os candidatos podem candidatar-se sem criar uma conta; os modelos facilitam aos usuários empresariais a construção de uma presença na web mais moderna; ferramentas integradas permitem atingir grupos de interesse de candidatos muito específicos, não apenas para preencher os cargos atuais, mas também para construir um pipeline de talentos. Tudo isso faz parte da experiência do candidato.

Personalização

Nem todos na organização que usam o software de recrutamento exigem acesso aos mesmos recursos. Algumas soluções oferecem aos usuários a capacidade de ver as ações e tarefas mais comuns relevantes apenas para sua função específica.

Sistemas de parceiros

O processo de contratação requer várias etapas, muitas das quais não são possíveis de serem realizadas apenas com software de recrutamento. Triagem de drogas, verificação de antecedentes e entrevistas em vídeo geralmente exigem ferramentas de organizações terceirizadas. É importante que o software de recrutamento possa ser facilmente integrado a ferramentas adicionais.

Conectando-se com todo o negócio

Uma solução de software de recrutamento que conecta todo o negócio permite acesso a todos os dados organizacionais para tirar melhores conclusões; o ciclo de vida completo do funcionário reside em um só lugar, proporcionando uma experiência consistente, sem necessidade de integração para que isso aconteça.

Machine Learning e inteligência artificial

O Machine Learning e a inteligência artificial ajudam a orientar o processo de recrutamento, começando pela avaliação de candidatos, automatizando fluxos de trabalho, prevendo resultados (por exemplo, velocidade de contratação, aceitação de ofertas) e melhorando a experiência do candidato (com assistentes digitais, recomendações de empregos para candidatos, personalização e triagem). Isso economiza tempo para os recrutadores, leva a melhores decisões de contratação e proporciona uma impressão positiva aos candidatos.

Artigo proposto pela Oracle.

Quem leu esse artigo também leu esses…

Aviso Legal

A Stratview e suas entidades relacionadas, aqui denominadas Stratview, não assumem responsabilidade por erros ou omissões nesses materiais. ESTES MATERIAIS SÃO FORNECIDOS "NO ESTADO EM QUE SE ENCONTRAM" SEM GARANTIA DE QUALQUER TIPO, EXPRESSA OU IMPLÍCITA, INCLUINDO...

Políticas de Cookies

Introdução A Stratview ("nos", "nós" ou "nosso") usa cookies no site www.stratview.com.br (o "Serviço"). Ao usar o Serviço, você concorda com o uso de cookies. Nossa Política de Cookies explica o que são cookies, como usamos cookies, como terceiros com os quais...

Política de Privacidade

A Stratview e suas empresas subsidiárias respeitam o direito à privacidade dos visitantes online e reconhecem a importância de proteger as informações coletadas de você. Adotamos uma Política de Privacidade Online corporativa abrangente que orienta como coletamos,...