Workshop de Gestão de Tempo no GroupElephant.com

Escrito por Beatrix Valiceli

em 8 de abril de 2024

Inscreva-se para receber nossas novidades

Enviaremos novidades, promoções e muito conteúdo educativo todo mês com exclusividade.

Na última sexta-feira (5), o time de People do GroupElephant.com realizou um Workshop de Gestão de Tempo para todos os colaboradores interessados no tema. Dentre os temas abordados, trouxemos pontos como pontualidade, observação, uso dos sentidos e planejamento antecipado.

 

Daniela Salles, Consultora de RH do Grupo, ministrou o Workshop e introduziu a conversa trazendo a reflexão: Quem não quer mais horas em um dia? Infelizmente, ninguém tem um controle remoto como no filme Click para parar, ou voltar no tempo. Por isso, é importante termos uma gestão de tempo eficiente e pensar num objetivo único: Para que queremos mais tempo?

 

Quando colocamos esses objetivos em prioridade, conseguimos criar uma autoreflexão daquilo que:

  • Temos que fazer sempre e gostamos de fazer
  • Temos que fazer sempre e não gostamos de fazer
  • Temos que fazer poucas vezes e gostamos de fazer
  • Temos que fazer poucas vezes e não gostamos de fazer

Cada pessoa tem as suas preferências, por isso é importante criar essas autoreflexões. Dessa forma, conseguimos começar a planejar nosso tempo de acordo com a urgência/necessidade das atividades e nossas capacidades. Assim, também conseguimos refletir da necessidade de tempo suficiente para nos concentrar propriamente, revisar as nossas atividades ou até refazer algum ponto. Cada um tem sua metodologia, horário e jeito de planejar o tempo e realizar tarefas, então não existe fórmula de bolo.

Continuando a discussão, no planejamento, devemos lembrar e estar preparados caso surja alguma urgência, deixando um tempo vago para caso algo dessa natureza aconteça. Porém também temos que prestar atenção a frequência e ocorrência dessas urgências. Caso aconteçam sempre, vale prestar atenção nos processos, entender o motivo dessa urgência e criar outra rotina para que essas interrupções do nosso objetivo sejam pouco frequentes. Segundo a Dani, após uma interrupção as pessoas levam entre 8 e 12 minutos para conseguirem retomar uma atividade que estavam realizando.

Por isso também, a executiva trouxe como devemos separar as nossas atividades de acordo com suas prioridades, e depois separar o nosso tempo de acordo com elas. Caso sejam Urgentes, é necessário entender o quão urgente, para priorizá-la frente à outras demandas, delegá-las e negociar seu prazo. Se as atividades são Importantes, deve se reter uma atenção maior quando aquela atividade seja realizada, para que, novamente, seja mais fácil de planejar o tempo desprendido nessa ação e negociar sua entrega. Caso a atividade seja Circunstancial, que acontece de tempos em tempos, ou em certas circunstâncias, há como se planejar com antecedência, para que:

1- Elas ocorram em menos frequência

2 – Para que haja um plano de ação que possa facilitar as ações circunstanciais

3 – Para que as atividades sejam feitas aos poucos.

 

Para agregar no Workshop, colaboradores de diversas áreas trouxeram insights sobre o conteúdo apresentado, compartilhando métodos que possam ajudar outros colegas. Para finalizar, Dani trouxe a sugestão do método Pomodoro, de eficiência de tempo.

A ação, realizada pelo time de People, tem como objetivo desenvolver diversas softs skills nos colaboradores do Grupo. Os Workshops, que acontecem mensalmente no GroupElephant.com no Brasil, já abordaram temas como Empatia, Resiliência, Administração de Tempo e até temáticas como Inteligência Artificial. +Veja sobre outros Workshops aqui!\

Quem leu esse artigo também leu esses…

Retenção de Colaboradores e tecnologias emergentes

Retenção de Colaboradores e tecnologias emergentes

Retenção de Colaboradores | Uma média de 3,9 milhões de pessoas pediram demissão em cada mês de 2021, de acordo com o Bureau of Labor Statistics dos EUA. Esse número é notável porque foi um recorde – e porque o talento é um componente crucial do sucesso...

O CEO deve se importar com Diversidade Equidade & Inclusão

O CEO deve se importar com Diversidade Equidade & Inclusão

Muitas organizações estão renovando seu foco na diversidade, equidade e inclusão (DE&I) este ano, mas algumas equipes de RH enfrentam resistência interna. A adesão dos executivos seniores é essencial para o sucesso de qualquer iniciativa em toda a empresa. No...

Canal de Ética

Canal de Ética

Alguma sugestão, elogio ou denúncia? Acesse o nosso canal de ética! - https://contatoseguro.com.br/groupelephant?utm_campaign=canal_etica_6&utm_medium=email&utm_source=RD+Station