Como abastecer a jornada de carreira dos estagiários

Escrito por Beatrix Valiceli

em 10 de abril de 2024

Inscreva-se para receber nossas novidades

Enviaremos novidades, promoções e muito conteúdo educativo todo mês com exclusividade.

Jornada de Carreira dos Estagiários | Ao se preparar para uma viagem, há uma lista de coisas que você precisa levar, como uma mala, uma garrafa de água e qualquer outra coisa que possa prepará-lo para a viagem. Porém, antes de fazer qualquer uma dessas coisas, é importante verificar se o seu carro está com gasolina. Da mesma forma, mesmo que o estagiário esteja com as malas e as chaves do carro, é fundamental verificar se há combustível para a viagem. Aqui estão três etapas para garantir que a jornada de carreira dos estagiários tenham uma condução tranquila e uma boa experiência durante seu tempo na empresa.

1. Coloque alguém no banco do passageiro

Ter um mentor específico em sua equipe ajuda a criar um espaço seguro para os estagiários fazerem perguntas e se familiarizarem com a cultura da empresa. Usar a palavra mentor e não gerente é fundamental nessa situação porque alivia a pressão e permite que os estagiários sintam que podem seguir o caminho confortável que desejarem. Conforme definido pela MentorCloud, “um gestor pode atrasar ou restringir uma oportunidade de aprendizagem para um funcionário se ela entrar em conflito com as expectativas da organização em relação ao funcionário. Um mentor nunca restringe a exploração de novos caminhos para seus pupilos se isso ajudar no crescimento e nas aspirações de sua carreira. Embora os dois títulos possam parecer semelhantes, as funcionalidades entre os dois são distintas e podem afetar o relacionamento com o estagiário.

Atribuir um mentor a um estagiário os ajudará a se sentirem confiantes no trabalho que estão realizando.

Um mentor é benéfico em qualquer tipo de função, e um estagiário pode ter mais de um mentor, dependendo do projeto ou escopo de trabalho. No entanto, nem todos no local de trabalho podem ser considerados mentores. Um mentor precisa ser capaz de dar feedback construtivo, não fazer julgamentos e, o mais importante, deve ser transparente com seu pupilo. Meu mentor sempre foi sincero, o que me deixou confortável em ser franco com meus sentimentos.

 

2. Construa a ponte

Começar a trabalhar remotamente ou no escritório pode ser assustador sem conhecer previamente seus colegas de equipe ou colegas. Portanto, familiarizar os estagiários com um mapa de pessoas que estão na mesma posição que eles ajudará a reduzir o estresse e a tranquilizá-los durante as primeiras semanas de integração.

 

3. Crie playlists contínuas

Crie calendários de descontração, que podem ser para conhecer atributos fora do escritório dos seus colegas. Ou até uma apresentação simplificada sobre as funções de cada pessoa do time que termine com uma sessão de perguntas e respostas. Embora pareça muito simples, esses tipos de conversas são algumas das formas valiosas pelas quais os estagiários ganham exposição à empresa. Eles podem usar esse tempo para fazer perguntas pessoais sobre sua trajetória profissional, bem como se conectar com diferentes pessoas com quem tenham interesse em agendar um bate-papo.

Dessa forma, os estagiários podem conhecer as jornadas de outras pessoas ou obter uma compreensão mais profunda dos tipos de planos de carreira disponíveis. Os estagiários precisam ter conversas contínuas que lhes permitam desenvolver sua comunidade e aprender, e dessa forma, continuarem engajados na jornada de aprendizado.

Para a aventura futura

Embora estas três estratégias possam parecer óbvias, muitas empresas tendem a ignorar estes passos. Seguindo esses passos, as empresas podem manter uma taxa de retenção positiva baseada em aprendizado entre estagiários e outros profissionais em início de carreira. No geral, as organizações precisam se concentrar em abastecer a(s) jornada(s) de carr(o)eira dos estagiários, expandindo sua rede, conectando-os a um mentor e criando conversas contínuas para garantir uma condução segura até seu destino.

Este artigo foi proposto por Jenny Suh, Estagiária de Marketing Global de HCM da Oracle.

Quem leu esse artigo também leu esses…

Retenção de Colaboradores e tecnologias emergentes

Retenção de Colaboradores e tecnologias emergentes

Retenção de Colaboradores | Uma média de 3,9 milhões de pessoas pediram demissão em cada mês de 2021, de acordo com o Bureau of Labor Statistics dos EUA. Esse número é notável porque foi um recorde – e porque o talento é um componente crucial do sucesso...

O CEO deve se importar com Diversidade Equidade & Inclusão

O CEO deve se importar com Diversidade Equidade & Inclusão

Muitas organizações estão renovando seu foco na diversidade, equidade e inclusão (DE&I) este ano, mas algumas equipes de RH enfrentam resistência interna. A adesão dos executivos seniores é essencial para o sucesso de qualquer iniciativa em toda a empresa. No...

Canal de Ética

Canal de Ética

Alguma sugestão, elogio ou denúncia? Acesse o nosso canal de ética! - https://contatoseguro.com.br/groupelephant?utm_campaign=canal_etica_6&utm_medium=email&utm_source=RD+Station