Avaliação de desempenho: veja os segredos para a eficiência

Escrito por Beatrix Valiceli

em 14 de março de 2024

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A avaliação de desempenho costuma ter uma má reputação. Os funcionários os consideram emocionalmente desgastantes e desmotivadores. Os gerentes temem gastar horas preenchendo formulários, na esperança de não desencadear uma resposta de luta ou fuga. Os profissionais de RH tiram a poeira de todas as ferramentas e técnicas para superar o percentual de conclusão do ano passado. Por mais ansiedade que isso produza, os funcionários ainda querem saber como foi seu desempenho e sua posição na organização. As avaliações de desempenho orientam as atividades essenciais de gestão de talentos, incluindo decisões de remuneração e promoção, reconhecendo os melhores desempenhos e priorizando atividades de desenvolvimento.

Uma avaliação de desempenho é um evento único. Gerenciar o desempenho é uma experiência contínua dos funcionários – em que o feedback e a orientação estão enraizados nas suas atividades diárias. Modificar sua abordagem e melhorar a experiência ajuda a aliviar as avaliações de desempenho e a aumentar a satisfação dos funcionários.

Considere as três maneiras a seguir de aprimorar sua experiência de avaliação de desempenho.

1. Conversas de check-in: quanto mais, melhor

Para alguns, pode levar semanas ou até meses até que um gerente forneça feedback, elogie resultados ou ajuste expectativas. Igualmente preocupante, os funcionários que expressam preocupações ou necessidades são poucos e raros.

Ter conversas de check-in mais significativas ajuda a construir um relacionamento funcionário-gerente mais forte e resiliente. Reuniões agendadas regularmente permitem que um gerente e um funcionário se conectem sobre tópicos que afetam o desempenho – como você está? Como posso apoiá-lo melhor? O que está funcionando bem? O que não está funcionando bem? Como posso ajudar com seus objetivos de desenvolvimento? Ao manter um caderno de desempenho durante o ano, os gerentes economizam tempo redigindo as avaliações de final de ano, minimizam o viés de atualidade e melhoram as conversas sobre desempenho.

O Oracle Touchpoints*, parte da plataforma de experiência do funcionário Oracle ME, foi desenvolvido para ajudar os gerentes a fortalecer o relacionamento com seus funcionários, permitindo-lhes capturar, rastrear e agir continuamente de acordo com o sentimento dos funcionários. Com o Oracle Touchpoints, os funcionários têm autonomia para desempenhar um papel ativo na obtenção do suporte de que precisam, e os gerentes podem construir confiança ao conectar regularmente necessidades com ações em tempo real.

2. Use orientações adicionais para promover a justiça além da avaliação de desempenho

Uma pesquisa mostra que os funcionários acreditam que a gestão de desempenho é eficaz quando é percebida como justa. Orientar os funcionários na preparação, conclusão e entrega de avaliações de desempenho impulsiona a consistência e estabelece as bases para a justiça. O ideal é que a orientação seja adaptada a cada funcionário e repleta de treinamento e insights para ajudá-los a fazer as melhores avaliações. Um guia eficaz pode incluir:

  • Etapas para coletar feedback de outras pessoas.
  • Um vídeo de treinamento sobre como evitar preconceitos na avaliação de desempenho.
  • Um relatório de avaliações de desempenho anteriores.
  • Melhores práticas para conversas de coaching produtivas.

A orientação economiza tempo, promove a justiça e reduz a ansiedade de concluir um processo impopular.

O Oracle Journeys torna mais fácil para os funcionários encontrar e concluir fluxos de trabalho personalizados e passo a passo para orientá-los em atividades profissionais e pessoais, como avaliações de desempenho, integração de novos contratados, exploração de oportunidades de carreira e casamento. Com base em uma fonte de dados pessoais, você pode direcionar os funcionários para as jornadas certas com base nas necessidades exclusivas do indivíduo no contexto da ação que está sendo executada, facilitando decisões informadas e elevando a experiência do funcionário a outro nível.

3. Promova a experiência

Campanhas eficazes de comunicação interna podem ajudar a mudar as percepções sobre as avaliações de desempenho de um processo demorado e complicado para uma experiência envolvente para os funcionários. Mensagens que incentivam conversas frequentes de check-in, publicação de vídeos de liderança sobre o compromisso da organização com a justiça e compartilhamento de dicas de gerentes de departamento sobre como fornecer feedback construtivo são exemplos de comunicações eficazes que podem construir confiança.

Muitas equipes de RH precisam contar com comunicações corporativas ou usar ferramentas de terceiros para entrar em contato rapidamente com os funcionários por meio de canais digitais, aumentando a complexidade, o tempo e os riscos. O Oracle HCM Communicate é uma solução de contato integrada diretamente no Oracle Fusion Cloud HCM e projetada para RH, proporcionando controle do público, do conteúdo e do tempo de cada mensagem sem depender de outras equipes. Você também pode rastrear e medir o envolvimento das pessoas com suas comunicações e enviar mensagens de acompanhamento direcionadas para obter o máximo efeito.

Conduza avaliações de desempenho eficazes com sua força de trabalho

As avaliações de desempenho não são perfeitas, mas continuam valiosas para sua estratégia de gestão de talentos. Ao redirecionar o processo para uma experiência envolvente, os funcionários verão as boas intenções, aceitarão melhor os resultados indesejáveis e adotarão uma mentalidade construtiva.

Quer saber mais? Explore o Oracle ME, a única plataforma completa de experiência dos funcionários que capacita os talentos a se conectarem, crescerem e prosperarem.

 

Este artigo é da autoria de Dennis Villahermosa, Product Marketing Director Oracle Cloud HCM da Oracle.

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