8 dicas de comunicação para a cultura da sua empresa

Escrito por Beatrix Valiceli

em 5 de janeiro de 2024

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Comunicação na cultura organizacional | Todos nós nos comunicamos todos os dias com várias pessoas de várias maneiras. Mas quão eficazes são essas comunicações com os membros das nossas equipes? Eles podem não ser tão eficazes quanto você pensa.

Uma pesquisa da Grammarly e da The Harris Poll estima que as empresas dos EUA perdem espantosos 1,2 bilhões de dólares por ano devido à má comunicação. Embora 93% dos líderes empresariais concordem que a comunicação eficaz é a espinha dorsal do seu negócio, 72% admitem que os seus funcionários têm dificuldade em fazê-lo, perdendo um dia por semana de produtividade.

O que você pode fazer para melhorar a comunicação com os funcionários e aprimorar a cultura do local de trabalho? Aqui estão oito estratégias principais que podem ajudar.

 

Comunicação da liderança

A liderança sênior precisa ter um papel fundamental na estratégia geral de mensagens. Quando os trabalhadores percebem que o alto escalão assumiu o compromisso de transmitir atualizações e políticas da empresa, a mensagem acaba tendo um valor maior. Ao mesmo tempo, é essencial que os gestores reforcem a mensagem e a tornem aplicável às suas equipas. A Salesforce, por exemplo, afirma que 75% dos seus funcionários confiam mais nas informações que recebem dos seus gestores.

Comunique diretamente

Os funcionários valorizam muito a autenticidade e a transparência. Eles sabem quando um líder é um atirador genuíno e honesto e, inversamente, quando alguém está tentando enganar seus olhos. Você constrói a confiança deles quando lhes diz a verdade e não a embeleza, uma abordagem que é particularmente significativa em tempos de mudança.

Perpetuar propósito na comunicação

Enfatize novamente a visão e a estratégia que tornam sua organização única. Cada comunicação é uma oportunidade para reforçar a missão da sua empresa. Deixar os funcionários saberem o que fazem e como o fazem é uma contribuição significativa para essa missão.

Torne o funcionário relevante

Não envie e-mails para uma lista genérica de todos os funcionários. Envie informações específicas e direcionadas aos trabalhadores que delas necessitam. Incluir todos nas mesmas mensagens pode ser opressor. Isso leva ao cansaço das mensagens, fazendo com que os funcionários ignorem atualizações essenciais.

Em vez disso, use uma plataforma gerenciada por RH conectada aos dados da força de trabalho para garantir que a mensagem certa chegue ao funcionário certo, no momento certo.

Torne a comunicação regular

A comunicação consistente indica estabilidade e confiabilidade e permite que os funcionários saibam que podem confiar em você.

Durante a pandemia, a Benco Dental, uma das maiores distribuidoras de materiais e equipamentos odontológicos do país, foi forçada a dispensar um terço de sua força de trabalho de 1.500 pessoas. O diretor administrativo, Chuck Cohen, diz que suas atualizações regulares por e-mail – pelo menos uma ou duas vezes por semana – mantiveram os funcionários fiéis.

“No final das contas, em parte por causa da nossa estratégia de comunicação, recuperamos todas as pessoas que queríamos”, diz ele.

De maneira geral – Comunique-se!

Use todos os meios de comunicação possíveis para manter sua equipe atualizada. Pessoalmente, realizo uma atualização quinzenal do Zoom “geral” com todos os membros da equipe para compartilhar notícias de clientes em potencial e relatórios de progresso do projeto. Gravamos a reunião para quem tem conflito.

Scrums menores são realizados semanalmente ou conforme necessário para projetos específicos, assim como reuniões individuais frequentes por telefone/Zoom com subordinados diretos. Os documentos do projeto são armazenados em uma intranet que todos podem acessar.

Recentemente, embarquei numa “grande viagem” de três semanas de costa a costa porque o pessoal-chave está espalhado pelos Estados Unidos. Visitei 18 membros da equipe em sete estados para passar um tempo pessoal de qualidade com cada um deles.

Faça isso nos dois lados

A comunicação funciona nos dois sentidos. Não fale com os funcionários – converse com eles. Faça sessões do tipo “pergunte-me qualquer coisa” e crie um ambiente no qual os funcionários possam levantar questões controversas e sejam apreciados por se manifestarem. Não seja o único a falar; abrace o silêncio até que alguém fale ou faça perguntas pontuais para fazer sua equipe falar. Aja de acordo com quaisquer preocupações e acompanhe as comunicações explicando o que você fez para satisfazer as preocupações deles ou quais obstáculos você está trabalhando para superar.

 

Descubra o que está funcionando

 

A sua mensagem para os funcionários está chegando em casa? Provavelmente não. Uma pesquisa da Axios HQ descobriu que 74% dos comunicadores pensam que escrevem comunicações concisas e eficazes, mas 60% dos seus funcionários dizem que não. Na mesma pesquisa, 66% dos comunicadores achavam que sabiam o que dizer aos seus colaboradores, mas apenas 31% dos colaboradores concordaram. Reserve um tempo para refletir sobre suas comunicações e pesquise seus funcionários para avaliar se isso atende às suas necessidades e expectativas.

Resumindo

A comunicação é fundamental para manter os funcionários engajados e motivados. Uma força de trabalho informada provavelmente permanecerá comprometida, leal e produtiva. A comunicação precisa ser regular, honesta e refletir sempre o propósito da empresa. Deve também ser multidimensional e dar aos funcionários a oportunidade de se envolverem. Por fim, é importante realizar pesquisas para verificar se a sua comunicação alcança os resultados desejados.

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Artigo proposto por Jason Richmond, CEO e Diretor de Cultura da Ideal Outcomes, Inc., uma empresa que desenvolveu programas de aprendizagem remota e presencial para empresas de todos os tamanhos.

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