Varejo | 5 táticas para reter trabalhadores

Escrito por Amanda Dias

em 12 de junho de 2024

Inscreva-se para receber nossas novidades

Enviaremos novidades, promoções e muito conteúdo educativo todo mês com exclusividade.

O varejo sempre foi difícil. A indústria enfrenta uma rotatividade de até 40%, à medida que trabalhadores “subvalorizados” procuram melhores experiências em outros locais. Com horários imprevisíveis, salários baixos, comunicação irregular com os empregadores e falta de mobilidade interna, muitos trabalhadores do varejo sentem-se esgotados, desvalorizados e desligados. Para atrair e reter trabalhadores, os líderes de RH devem investir na sua força de trabalho a todos os níveis.

Os trabalhadores do varejo de hoje desejam salários mais altos, melhores benefícios, flexibilidade e mais oportunidades de progresso. Funcionários felizes oferecem um melhor atendimento ao cliente, por isso é fundamental redefinir o que é melhor para sua empresa, tratando seus funcionários como clientes.

Aqui estão cinco táticas para reter os trabalhadores do varejo:

1. Prepare os funcionários do varejo para o sucesso desde o início

Uma ótima experiência do candidato e um processo de integração tranquilo são oportunidades essenciais para construir relacionamentos no trabalho. 69% dos funcionários têm maior probabilidade de permanecer na empresa se passarem por um ótimo processo de integração. Personalize o processo de integração do seu funcionário no varejo para que os novos contratados se sintam bem-vindos e ofereça oportunidades para que eles vivenciem a cultura do local de trabalho desde o primeiro dia.

2. Ajude as pessoas a se sentirem compreendidas no trabalho

Embora o pagamento seja uma tática de retenção popular, nem todos os varejistas podem se dar ao luxo de aumentar os salários. Mas não se trata apenas de dinheiro para os funcionários – eles também querem se sentir vistos e ouvidos. Dê voz a cada funcionário e ajude-os a se sentirem mais no controle de sua carreira, comunicando claramente as expectativas, compartilhando feedback regularmente e incentivando os funcionários a compartilhar suas necessidades e pensamentos por meio de pesquisas rápidas regulares.

3. Apoie o bem-estar dos funcionários

33% dos funcionários que atendem clientes dizem que seu empregador não está fazendo o suficiente para apoiar seu bem-estar. Facilite o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal para que os funcionários se sintam valorizados, energizados e engajados. Garanta que os funcionários do varejo recebam respostas rápidas e precisas sobre folgas, benefícios, retorno ao trabalho e tópicos semelhantes por meio de comunicação e orientação.

4. Mostre a eles que você investe neles

Dê aos seus associados a capacidade de revisar funções, descobrir oportunidades interessantes e fornecer sugestões de aprendizagem alinhadas às metas de desenvolvimento. Um mecanismo de habilidades baseado em IA e uma experiência de aprendizagem abrangente os ajudarão a crescer e prosperar. Enriqueça a experiência dos funcionários por meio de orientações de fluxo de trabalho passo a passo para ajudá-los a concluir atividades profissionais e pessoais, como explorar oportunidades de crescimento na carreira, transferir para uma nova função ou apoiar protocolos de segurança, tudo em uma única experiência de usuário.

5. Preencher a lacuna de comunicação no varejo

Quando os funcionários estão mais informados e com acesso a informações e recursos para prosperar, eles ficam mais motivados a dar o melhor de si no trabalho. Impressionantes 74% dos trabalhadores externos acreditam que existem barreiras à comunicação no local de trabalho. Aproveite uma solução de comunicação conectada diretamente à sua força de trabalho para criar uma experiência melhor, fornecendo comunicações personalizadas que podem influenciar mudanças, melhorar o moral, aumentar a lealdade à empresa e promover uma cultura de local de trabalho mais saudável. Certifique-se de que os trabalhadores saibam o que está acontecendo e como eles se enquadram no cenário geral.

Priorize os trabalhadores sem escritório hoje

Os retalhistas devem mostrar aos seus colaboradores que valorizam as suas opiniões, respeitam o seu tempo e, o mais importante, confiam neles para realizarem o seu trabalho de formas novas e mais flexíveis. Saiba mais sobre as ferramentas e técnicas que os principais varejistas estão utilizando para fazer com que sua equipe sem escritório se sinta valorizada, segura, apoiada e no controle.

 

Texto original – https://blogs.oracle.com/oraclehcm/post/5-tactics-to-keep-retail-workers-from-shopping-for-a-new-job

Quem leu esse artigo também leu esses…

Líderes modernos de RH impulsionam a inovação em finanças

Líderes modernos de RH impulsionam a inovação em finanças

Líderes modernos de RH impulsionam a inovação em finanças | Desde o início da pandemia da COVID-19, a forma como os funcionários bancários trabalham mudou para sempre. Apesar das preocupações dos executivos de que o trabalho remoto poderia prejudicar a produtividade,...

8 estratégias de comunicação para construir cultura no trabalho

8 estratégias de comunicação para construir cultura no trabalho

8 estratégias de comunicação para construir cultura no trabalho | Todos nós nos comunicamos todos os dias com várias pessoas de várias maneiras. Mas quão eficazes são essas comunicações com os membros das nossas equipes? Eles podem não ser tão eficazes quanto você...

O que é aprimoramento de habilidades?

O que é aprimoramento de habilidades?

Aprimoramento de habilidades | Empresas precisam de planos ambiciosos para o mercado, porém, a execução exige uma equipe ágil, capaz de aplicar as competências necessárias. As empresas competitivas sabem que é vital capacitar os funcionários para manter o desempenho...

×

Olá!

Clique no botão para conversar no Whatsapp.

× Como posso te ajudar?