Aprimoramento de habilidades | Empresas precisam de planos ambiciosos para o mercado, porém, a execução exige uma equipe ágil, capaz de aplicar as competências necessárias.
As empresas competitivas sabem que é vital capacitar os funcionários para manter o desempenho ideal à medida que os requisitos do trabalho evoluem.
A melhoria de competências pode assumir muitas formas, incluindo formação interna formal, certificações, aulas universitárias, conferências e programas de orientação. Também pode incluir projetos especiais ou tarefas de curto prazo para expor os funcionários a novas habilidades e ideias inovadoras. Aprimorar habilidades retém funcionários, ajudando-os a crescer e atender às necessidades de talentos em constante mudança de uma empresa.
O que é aprimoramento de habilidades?
Upskilling ocorre quando os funcionários aprendem algo novo para melhorar em seu trabalho, e isso acontece de várias maneiras ao longo da carreira de uma pessoa. Naturalmente, os trabalhadores aprendem no trabalho recebendo feedback, observando colegas mais experientes e observando as nuances de como uma empresa e um setor operam. Entretanto, as empresas mais eficazes fazem da melhoria de competências uma política e um processo mais oficial.
As principais empresas criam estratégias claras para identificar continuamente as competências de que a empresa necessita para atingir os seus objetivos – e as competências de que os funcionários necessitam para prosperar. Em empresas de sucesso, a qualificação não é um projeto único.
Em vez disso, criam programas e políticas para avaliar competências e proporcionar formação e desenvolvimento de forma contínua.
Esse treinamento pode ser formal interno sobre novo software para uma equipe financeira ou de recursos humanos ou sobre o uso de novos equipamentos em um ambiente de produção ou de saúde. Podem ser cursos universitários que levam a um diploma ou programas de terceiros que fornecem certificações para habilidades específicas do setor.
A melhoria de competências poderia incluir programas de mentoria para ajudar os líderes emergentes a adquirir as competências de gestão necessárias para novos desafios.
Desafios
De acordo com o relatório Global Talent Trends 2024 da Mercer, que entrevistou 845 executivos de alto escalão, a qualificação e requalificação dos funcionários é a maior fonte de ganhos de produtividade para as organizações. Estas descobertas mostram que tais esforços são vitais para o sucesso empresarial a longo prazo.
A necessidade de qualificação muitas vezes decorre de novas tecnologias. Os avanços tecnológicos, como a automação, podem tornar obsoletas competências antigas ou podem exigir que novas competências sejam utilizadas de forma eficaz.
Contudo, a inteligência artificial é a tecnologia mais recente que impulsiona este ciclo de melhoria de competências, uma vez que a IA pode substituir algumas tarefas, ao mesmo tempo que exige que as pessoas a apliquem de novas formas nas suas funções existentes.
À medida que as organizações conduzem as suas iniciativas de aprendizagem dos colaboradores, seus esforços geralmente enquadram-se em duas grandes categorias: melhoria de competências e requalificação.
Aprimoramento de Habilidades vs Requalificação
O aprimoramento envolve aprender uma habilidade para melhorar o desempenho em sua função atual. Pense em um desenvolvedor de software aprendendo uma nova linguagem ou novas técnicas de programação.
Requalificação é quando você desenvolve as habilidades necessárias para passar para uma posição diferente. Considere um funcionário de um armazém cujo trabalho de coleta e embalagem é assumido por robôs, o que o leva a obter uma carteira de motorista comercial para assumir uma função de entrega.
Muitas empresas ajudam sua força de trabalho a fazer as duas coisas. Estas empresas percebem que é do seu interesse apoiar os esforços de melhoria e requalificação da sua força de trabalho para se manterem competitivas à medida que as necessidades, tecnologias, processos e indústrias mudam.
Principais diferenças
A principal diferença entre requalificação e aprimoramento de habilidades é a intenção que impulsiona a aprendizagem. Upskilling ocorre quando um funcionário adquire habilidades para permanecer eficaz ou aumentar sua eficácia em sua função atual. Requalificação é quando alguém desenvolve novas habilidades para passar para outra posição.
Embora existam algumas diferenças importantes, as semelhanças entre a melhoria de competências e a requalificação superam as distinções, assim sendo. Ambos são movidos pela necessidade de responder às mudanças nas condições ou requisitos do mercado de trabalho e às necessidades de talentos da empresa. Quando bem feitas, a melhoria e a requalificação podem melhorar o desempenho final de uma empresa e aumentar a remuneração e as perspectivas de carreira dos funcionários.