Retenção de Colaboradores e tecnologias emergentes

Escrito por Beatrix Valiceli

em 10 de maio de 2024

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Retenção de Colaboradores | Uma média de 3,9 milhões de pessoas pediram demissão em cada mês de 2021, de acordo com o Bureau of Labor Statistics dos EUA. Esse número é notável porque foi um recorde – e porque o talento é um componente crucial do sucesso organizacional. Sem o talento certo, as empresas enfrentam dificuldades. Na verdade, de acordo com a pesquisa PwC Pulse Survey: Executive Views on Business in 2022, mais de três quartos dos líderes empresariais afirmam que a capacidade de contratar e reter talentos é o maior fator para alcançar o crescimento.

Menos de um terço dos entrevistados esperam que a escassez de talentos diminua este ano. Portanto, os empregadores que ainda estão lutando para recuperar da “Grande Demissão” devem rapidamente desviar a sua atenção para a “Grande Retenção”. Pesquisas recentes sobre a força de trabalho realizadas separadamente pela PwC e pela Oracle oferecem pistas sobre como conseguir isso. Existem três áreas cruciais para focar: desenvolvimento de talentos, trabalho remoto e tecnologia usada estrategicamente.

 

Foco 1: Desenvolvimento de talentos

Estudos indicam que a maioria dos funcionários tem um forte desejo de desenvolver suas carreiras profissionais. E de acordo com a pesquisa AI@Work com mais de 14.600 pessoas realizada pela Oracle e Workplace Intelligence, os Colaboradores esperam que seus empregadores forneçam aprendizagem, desenvolvimento de habilidades e oportunidades para novas funções.

“Para atrair e reter talentos, as empresas precisam dar maior prioridade a ajudar os funcionários a identificar e desenvolver novas habilidades”, afirma Yvette Cameron, vice-presidente sênior de estratégia global de produtos de Gestão de Capital Humano da Oracle.

Os empregadores estão começando a responder. 47% dos diretores de recursos humanos no PwC Pulse Survey afirmaram que as suas empresas estão melhorando as oportunidades de progressão na carreira. Dessa forma, procuram oferecer mais mobilidade interna em comparação com planos de carreira tradicionais. Além disso, tornam as oportunidades e as competências necessárias para tornar essas mudanças mais transparentes para os funcionários.

Como as empresas não conseguem mais contratar para sair da escassez de talentos, o treinamento e a qualificação podem ajudar a melhorar a retenção de colaboradores, mantendo os funcionários existentes interessados e engajados e, ao mesmo tempo, ajudando a preencher as vagas em aberto. Mas como pode uma organização reforçar o seu foco no desenvolvimento e aprendizagem de talentos sem sobrecarregar o seu pessoal de RH?

“A tecnologia certamente pode desempenhar um papel no desenvolvimento e na qualificação de talentos”, afirma Dan Staley, líder de tecnologia e transformação de RH da PwC. “Por exemplo, os funcionários podem inserir informações sobre as habilidades que possuem, o que desejam fazer e as funções nas quais estão interessados, e a tecnologia pode fornecer novos conteúdos de treinamento para ajudá-los a cumprir essas ambições profissionais.”

Human Capital Management da Oracle

Por exemplo, a plataforma de aprendizagem do pacote Human Capital Management da Oracle pode ajudar os funcionários a desenvolver novas habilidades, revisar recomendações de aprendizagem relevantes, fazer cursos de acordo com sua própria programação e determinar os próximos passos em suas carreiras. Para profissionais de RH interessados em preencher funções específicas, a tecnologia pode detectar lacunas de competências nos funcionários actuais, identificar competências que devem ser desenvolvidas e oferecer oportunidades de aprendizagem para que os funcionários interessados num tipo específico de trabalho possam desenvolver os seus conjuntos de competências e aplicá-los ao trabalho que é mais procurado.

De acordo com a pesquisa AI@Work, os funcionários estão cada vez mais abertos ao uso da tecnologia de RH no desenvolvimento de suas carreiras. Na verdade, 82% acreditam que os robôs podem apoiar as suas carreiras melhor do que os humanos, fornecendo recomendações imparciais, respondendo rapidamente a perguntas sobre carreiras ou encontrando novos empregos que se ajustem às suas competências. Notavelmente, 55 por cento disseram que são mais propensos a permanecer em uma empresa que utiliza tecnologias avançadas, como IA, para apoiar o crescimento na carreira.

 

Foco 2: Trabalho remoto

De acordo com o HR Tech Survey 2022 da PwC, 24% dos entrevistados citam o trabalho remoto ou híbrido como o maior desafio de capital humano que suas organizações enfrentam. O trabalho remoto mudou as necessidades e expectativas dos funcionários, e a orientação, o apoio e a motivação personalizados são mais importantes do que nunca. E para alguns trabalhadores remotos, as experiências de RH não conseguiram evoluir para atender às suas necessidades.

A tecnologia também pode ajudar aqui. Por exemplo, o Oracle Journeys, parte do pacote Human Capital Management da Oracle, ajuda as equipes de RH a agregar valor além dos processos tradicionais de RH. Ele adapta experiências únicas para sua força de trabalho que podem ajudar a manter os funcionários engajados. As equipes de RH podem usar o aplicativo para orientar os funcionários em eventos de carreira e de vida tão diversos como integração, ter um filho, retornar ao local de trabalho, lançar um novo produto ou desenvolver sua carreira. Essas informações são personalizadas, contextuais, guiadas e acessíveis de qualquer lugar.

A tecnologia também pode reforçar o envolvimento em um ambiente de trabalho remoto.

“Na falta de interações pessoais, um funcionário pode deixar a empresa por mais dinheiro ou pela oportunidade de fazer algo diferente. Mas se houver uma oportunidade de fazer algo diferente.

 

Foco 3: Tecnologia utilizada estrategicamente para Retenção de Colaboradores

A pesquisa de tecnologia de RH da PwC descobriu que o uso da tecnologia entre os profissionais de RH está crescendo. A implementação é particularmente elevada para folha de pagamento, administração de benefícios e remuneração/recompensas. Cerca de 40% dos entrevistados disseram que estão considerando mais tecnologias ou planejando implementá-las. Os mais altos níveis de interesse estão em tecnologias para gestão de aprendizagem, gestão de talentos, suporte técnico de RH e aquisição de talentos.

Tecnologias como a automação robótica de processos, a Internet das Coisas, a IA, a blockchain e a realidade virtual podem transformar os recursos humanos. Elas também podem reduzir drasticamente o tempo que os profissionais de RH gastam em tarefas repetitivas. Ao mesmo tempo fornecem os dados de que necessitam para tomar decisões ou mudanças mais informadas. Mas as organizações devem garantir que utilizam a tecnologia estrategicamente.

Por exemplo, algumas empresas estão a utilizar a tecnologia para monitorizar a produtividade e o desempenho dos trabalhadores remotos. A pesquisa tecnológica de RH da PwC descobriu que 95% dos entrevistados implementaram novos métodos para rastrear e relatar métricas de produtividade e desempenho para trabalhadores remotos, têm um plano para fazê-lo ou estão desenvolvendo um plano.

Ao utilizar esta tecnologia, diz Staley, os gestores podem querer evitar monitorizar e reagir à frequência ou quando um trabalhador remoto inicia sessão. Essas métricas revelam pouco sobre o envolvimento ou a produtividade e que atribuem demasiado valor às partes administrativas de um trabalho. Em vez disso, os gestores devem avaliar os dados que medem o resultado da colaboração. “Em nossa experiência, os melhores planos desse tipo dão aos funcionários a liberdade de realizar seu trabalho quando e onde desejarem, ao mesmo tempo que medem os resultados e o engajamento”, diz Staley. “Os resultados podem indicar desligamento e necessidade de check-in ou reuniões presenciais mais frequentes.”

 

Superando obstáculos da retenção de colaboradores

A Grande Demissão não mostrou sinais de abrandamento em 2022. Mesmo assim, um em cada quatro trabalhadores consideraram abandonar os empregos no início de 2022, em comparação com os habituais 11%, de acordo com TechStartups.com. A maioria dos líderes empresariais provavelmente espera que seus funcionários fiquem mais satisfeitos com seus empregos e menos interessados em seguir em frente. Até lá, os líderes de RH podem se concentrar em maneiras de melhorar a retenção de colaboradores com uso de tecnologias.

Para alguns líderes de RH, a peça tecnológica do quebra-cabeça de retenção de talentos pode ser desafiadora. A pesquisa tecnológica de RH da PwC descobriu que muitas vezes eles encontram resistência ao tentar adotar tecnologias como automação robótica de processos, Internet das Coisas, IA, blockchain e realidade virtual. As duas principais razões citadas para esta resistência são os custos de implementação e a falta de um caso de uso convincente.

“Essas duas coisas são faces diferentes da mesma moeda”, diz Staley. “Se você tiver um caso de negócios convincente para uma implantação de tecnologia, é mais provável que consiga um orçamento para isso.”

Para construir um caso de negócio e ganhar adesão para a nova tecnologia, Staley sugere que os líderes de RH avaliem as operações atuais. Dessa forma, podem identificar e quantificar oportunidades de ganhos em eficiência, qualidade e produtividade.

“Concentre-se nas principais oportunidades, começando com uma prova de conceito para desenvolver habilidades e confiança”, diz Staley. “Depois, implemente sistemas para rastrear e medir resultados que possam ajudar a defender investimentos adicionais.”

Este artigo foi escrito por Justine Kavanaugh Brown, redatora da Oracle.

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