Como a relação entre colaborador e gerente mudou na evolução do trabalho? O mundo, a força e o local de trabalho mudaram drasticamente. Essas mudanças só foram possíveis por conta do desenvolvimento tecnológico, pelas mudanças nos modelos de negócios e de trabalho.
Ter uma boa experiência dos colaboradores é fundamental remover os estressores do trabalho. Dessa forma, a empresa consegue criar uma sensação de pertencimento, o bem-estar, a inclusão, a cultura e a contribuição. Segundo inquérito da Fortune/Deloitte, 71% dos CEOs afirmam que a escassez de mão-de-obra qualificada é o maior problema externo no planejamento da estratégia empresarial nos próximos 12 meses. O talento nunca foi uma prioridade maior. Embora a ascensão do indivíduo, da experiência do colaborador e a necessidade de hiperpersonalização sejam desafios antigos, eles ainda incomodam quando falamos da sua escalabilidade.
Os dilemas da relação entre colaborador e seu gestor não são novidade. E um fator crítico para uma experiência impactante dos funcionários reside justamente nesse relacionamento. A Gallup afirma que os gestores são responsáveis por pelo menos 70% da variação no envolvimento dos seus funcionários.
Pouco se ouve sobre o futuro da gestão ou como podemos ajudar os gestores a apoiar o sucesso e a experiência dos seus colaboradores nestes novos modelos de trabalho. E da mesma forma, pouco estão preparados para essa conversa. Porém, já deveríamos ter as soluções para esse problema. Então, como podemos ajudar a tornar a experiência e a relação de um colaborador e seu gerente positivos? Além disso, como podemos liberar seu potencial, desempenho e impacto?
O relacionamento frágil precisa ser resolvido pelo colaborador e pelo gerente – com um pouco de ajuda e apoio de seus amigos de RH, TI e C-Suite. A tecnologia nunca foi tão desejada e confiável para tornar o trabalho melhor. Um estudo recente sobre produtividade e experiência mostrou que 81% dos entrevistados veem a tecnologia mais como uma amiga do que como uma ameaça. Mas ferramentas e dados não resolvem problemas – as pessoas resolvem – com tecnologia e insights em mãos. É hora de absorver estas perturbações e capitalizá-las, concentrando-se nos resultados.
Um dos produtos mais novos da Oracle, promete ajudar a fortalecer o relacionamento entre funcionários e gerentes: o Oracle Touchpoints. Ele faz parte do Oracle ME — a única plataforma de experiência de colaborador completa e construída de forma nativa. O Oracle ME pode dar aos colaboradores um papel ativo na obtenção do suporte necessário de seus gerentes. Ao mesmo tempo, você também pode capacitar os gerentes para conectar o feedback e o sentimento dos funcionários com as ações certas e personalizadas – e incentivar interações diárias significativas.
O Oracle Touchpoints oferece aos funcionários um lugar para organizar, acessar e agir de acordo com suas necessidade frente gerentes. Além disso, ele trás tendências de pesquisa de pulso e sugestões para ações sugeridas. Ao assumir um papel ativo e personalizado no trabalho para seus colaboradores, os gerentes podem capturar, monitorar e agir continuamente de acordo com o feedback e o sentimento dos colaboradores. Dessa forma, eles podem construir confiança, promover a inclusão e apoiar melhor o bem-estar e o sucesso dos trabalhadores por meio de ouvir e agir.
As percepções e a intenção são fundamentais tanto para o trabalhador como para o gestor. Eles são um exemplo brilhante de que o RH e a tecnologia se unem para ajudar a facilitar excelentes resultados para a força de trabalho e para a organização.
Esse artigo foi baseado no material de Chris Havrilla, Vice Presidente de Estratégia de Produto e Talent da Oracle.