A experiência dos colaboradores de diferentes gerações

Escrito por Beatrix Valiceli

em 21 de março de 2024

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Experiência dos colaboradores de diferentes gerações | A experiência do colaborador consiste em atender às necessidades de cada trabalhador para dar o melhor de si, seja desenvolvendo objetivos de carreira significativos ou conectando-se com colegas como parte da cultura corporativa.

As complexidades da experiência aumentam quando se considera quantos colaboradores de gerações diferentes estão atualmente na força de trabalho, incluindo Baby Boomers (nascidos em 1946-64), Geração X (nascidos em 1965-80), Millennials (nascidos em 1981-96) e Geração Z (nascido em 1996-2012). Para as empresas, gerir de forma eficaz os trabalhadores nascidos nestas épocas é uma prioridade que 70% acreditam ser crucial para o seu sucesso a curto prazo, mas apenas 10% estão prontos para agir.

Provavelmente você entendeu que ter colaboradores de diferentes gerações trazem perspectivas únicas para sua organização com base em suas experiências de vida. No entanto, à medida que você busca construir melhores experiências para os colaboradores, também é importante observar que as gerações não são o único fator para compreende-los.

“Temos que levar em conta todos os aspectos [incluindo o comportamento tecnológico e fora do trabalho] e perceber que é realmente um Cubo Mágico”, disse Jason Averbook no evento da Oracle What Matters Virtual Summit. “Não é unidimensional e [temos] que observar as múltiplas características que constituem uma pessoa.”

Aqui estão três áreas que você pode considerar como ponto de partida.

1. Motivação e sucesso dos colaboradores de diferentes gerações

A motivação para a carreira é definida como o conjunto de características individuais e decisões associadas que refletem a identidade de uma pessoa em relação ao seu trabalho. É frequentemente impactado pelas condições económicas que os trabalhadores enfrentam e pela forma como acreditam que devem comportar-se para permanecerem empregáveis. Por exemplo, os profissionais da Geração X cresceram vendo os seus pais Baby Boomers ficarem sobrecarregados e esgotados, enquanto a Geração Z observou a luta dos Millennials logo após a Grande Recessão. Como resultado, os trabalhadores da Geração X são muito independentes, enquanto a Geração Z classifica bem a segurança no emprego.

Intimamente ligado à motivação está o sucesso na carreira. Semelhante à motivação profissional, a definição de sucesso se origina do cenário econômico em que cada geração cresceu. Seus funcionários Baby Boomers cresceram com a impressão de que trabalhar muitas horas equivalia a uma eventual antiguidade, enquanto os jovens Millennials veem segurança no emprego, desenvolvimento de habilidades, e estabilidade financeira como chaves para o sucesso.

Cada geração é motivada por itens diferentes, portanto, seus líderes devem abordar as conversas com base no que ouvem em seus relatórios. Isso significa que devem ter conversas individuais regulares e pedir feedback contínuo. Então, ao considerar fazer alterações na experiência dos colaboradores de diferentes gerações, você saberá o que manterá cada grupo engajado no trabalho, seja remuneração, deveres de trabalho, reconhecimento ou qualquer outra coisa.

 

2. Imersão tecnológica dos colaboradores de diferentes gerações

Embora a tecnologia seja essencial para o cumprimento da maioria das tarefas profissionais, cada geração interage com ela de maneira diferente. Os colaboradores da Geração Z cresceram como “nativos digitais” rodeados de redes sociais, telemóveis e Internet. De acordo com uma pesquisa da Dell, mais de 80% deste grupo espera trabalhar com tecnologia de ponta. Além disso, 91% afirma que a tecnologia influenciaria a sua escolha de emprego.

A natureza competitiva dos Baby Boomers os permite usar a tecnologia caso lhes dê uma visibilidade confiável no trabalho. Embora não tenham crescido com a tecnologia que os colaboradores das Geração Z e a geração Y possuem, eles estão entre alguns dos maiores adotantes de tecnologia. Uma pesquisa descobriu ainda que 85% dos Baby Boomers gostariam que mais empresas adotassem a tecnologia.

A melhor tecnologia se ajustará para atender às necessidades individuais (e não o contrário). O RH pode atingir essas necessidades em grande escala por meio de ferramentas que personalizam automaticamente as tarefas, os fluxos de trabalho e o nível de orientação com base na pessoa que as utiliza. Com diversos níveis de domínio da tecnologia, também é importante oferecer treinamento para que ninguém se sinta deixado para trás.

 

3. Conectando-se com colegas

Há mais maneiras do que nunca de ajudar sua força de trabalho a se conectar no ambiente híbrido atual. No entanto, não é a conexão em si, mas como o RH a facilitará. Os Baby Boomers valorizam as interações e os relacionamentos presenciais são importantes à medida que se conectam com os colegas, mesmo que adotem a tecnologia em alta velocidade. Por outro lado, as gerações mais jovens que estão imersas em tecnologia não se importam em usar conferências na web, chat ou e-mail para manter contato.

Promover a conexão dependerá das preferências individuais dos trabalhadores e acomodar os interesses multigeracionais ajudará todos a se darem bem. Está provado que conexões sociais mais fortes no trabalho aumentam a lealdade, a criatividade e a colaboração. Além disso, elas podem até reduzir o risco de problemas de saúde significativos. Em última análise, a cultura corporativa terá incorporações das mudanças propostas pelo RH, além de serem incorporadas à experiência do colaborador.

Como a tecnologia pode ajudar

Soluções modernas de RH podem ajudá-lo a apoiar seus colaboradores de de diferentes gerações. O Oracle ME, parte do Oracle Cloud HCM, pode ajudá-lo a entender as necessidades e aspirações de cada trabalhador. Assim, você pode projetar experiências que revelem o melhor de cada pessoa, incluindo:

  • Oracle Connections: Enriqueça os relacionamentos no local de trabalho ajudando as pessoas a encontrar colegas, especialistas e mentores e a compartilhar interesses e feedback.
  • Oracle HCM Communicate: crie comunicações direcionadas para moldar sua cultura e impulsionar comportamentos importantes para sua organização.
  • Oracle Journeys: Impulsione o sucesso fornecendo orientação passo a passo para apoiar os funcionários em fluxos de trabalho profissionais e pessoais. Como exemplo, podemos citar integração, exploração de oportunidades de carreira ou transferência para uma nova função.
  • Oracle Touchpoints: Forneça um canal de ação e envolvimento contínuo entre funcionários e gerentes que crie interações significativas.

 

Construa uma experiência que atravesse gerações

Apoie seus colaboradores de diferentes gerações com esses insights e a tecnologia para proporcionar uma experiência melhor para todos. Explore o Oracle ME, a única plataforma completa de experiência dos funcionários que capacita os talentos a se conectarem, crescerem e prosperarem.

 

Este texto foi proposto por Amy Lindsey, product marketing leader da Oracle Cloud HCM e Albert Qian, senior content marketing manager para o time da Oracle Cloud HCM Campaigns.

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