5 dicas para manter o engajamento dos colaboradores

Escrito por Beatrix Valiceli

em 7 de março de 2024

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Como está o engajamento dos seus colaboradores? Na agitação diária de administrar uma empresa, é fácil ignorar as necessidades do seu maior patrimônio: seus funcionários. O que as empresas estão fazendo para mantê-los motivados e entusiasmados com seu papel? A sua empresa tem uma cultura de local de trabalho em que eles têm um sentimento de pertencimento? Seus funcionários estão comprometidos em fazer o que for necessário para impulsionar o negócio?

Reserve um tempo para avaliar o real engajamento dos seus colaboradores e você poderá ficar em choque. Por exemplo, o estudo AI@Work: 2021 Global Study com quase 15.000 trabalhadores conduzido pela Oracle e pela Workplace Intelligence descobriu que 87% acreditavam que a sua empresa deveria fazer mais para ouvir as suas necessidades. Além disso, 85% não estavam satisfeitos com o apoio do seu empregador em relação às suas carreiras. O relatório salientou que se as organizações não oferecerem as ferramentas certas aos seus colaboradores, correm o risco de os perder, especialmente se não conseguirem demonstrar o quanto apreciam a sua força de trabalho. O e-book da Oracle “2022 pode ser o ano da grande retenção” corrobora essas crenças, afirmando que “as organizações não podem mais se safar fornecendo uma experiência média (ou abaixo da média) aos funcionários e esperam competir no mercado de talentos atual”.

O que você pode fazer para reter funcionários e ajudá-los a se tornarem mais engajados e produtivos?

Afiar habilidades

As competências de que os trabalhadores necessitam para amanhã não são o que eram ontem. O ritmo da mudança é tão rápido que supera os esforços de requalificação, e você está sempre tentando se atualizar. De certa forma, não é o que você aprende que é tão importante quanto como você aprende.

Portanto, o foco da empresa deve ser dar às pessoas o know-how para se reinventarem, proporcionando o desenvolvimento de competências para serem mais adaptativas e flexíveis. Um relatório de aprendizagem da força de trabalho do LinkedIn valida essa crença, descobrindo que 94% dos funcionários permaneceriam mais tempo em uma empresa se ela simplesmente investisse em ajudá-los a aprender. É importante e ajuda a estimular o pensamento inovador, ao mesmo tempo que faz com que os funcionários se sintam valorizados.

Confie e capacite

Quanto mais poder de decisão você colocar nas mãos dos funcionários, mais eles se sentirão confiáveis e respeitados. E assim, o engajamento dos seus colaboradores irá melhorar.  Ninguém gosta de ser microgerenciado. Quando se confia que os funcionários serão responsáveis pelos projetos, é mais provável que eles façam um esforço extra e se sintam satisfeitos.

Sente-se com o funcionário individualmente e seja claro sobre o resultado desejado. Incentive-os a usar sua própria experiência e criatividade e reconheça que eles podem não realizar o projeto exatamente como você faria, mas com seu talento.

Recompensar e reconhecer

Uma das maneiras mais poderosas de desenvolver funcionários engajados é um programa contínuo de recompensas e reconhecimento. O reconhecimento é significativo quando é orientado pelos pares e não pelo gestor. Crie maneiras simples para os funcionários reconhecerem e celebrarem as conquistas uns dos outros, seja dedicando tempo em reuniões gerais, criando anúncios na sua intranet ou postando elogios em quadros de avisos no escritório.

A maneira mais óbvia de recompensar o desempenho dos funcionários é financeiramente por meio de um aumento, bônus ou cartões-presente. O RH precisa tratar essas solicitações com respeito e, ao mesmo tempo, analisar cuidadosamente as habilidades e o desempenho do funcionário. A área também deve garantir que a remuneração seja justa, que o funcionário possa ver um plano de carreira claro e progressivo e que você se preocupe em garantir que ele tenha um bom equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

Muitas vezes, designar um novo projeto interessante para o colaborador ou dar mais responsabilidades para ele pode trazer uma resposta positiva à recompensa, sentindo-se mais valorizados e respeitados ao provarem seu valor. O melhor de tudo é que estas estratégias podem ser utilizadas quer as equipes estejam trabalhando no escritório ou em casa.

Treinamento pessoal

Coaching significa trabalhar com os funcionários de uma forma instigante e motivacional para maximizar seu potencial pessoal e profissional. É fundamental criar uma gestão de desempenho, construir e fortalecer a sua cultura e forjar um engajamento profundo dos colaboradores.

É importante encontrar o tipo certo de treinador. Você quer alguém que tenha experiência em sua área e esteja disposto a compartilhar seus fracassos e sucessos, que personalize suas opiniões de acordo com sua situação específica e que o responsabilize por suas ações subsequentes.

Um estudo do Human Capital Institute descobriu que 62% dos funcionários de organizações com uma forte cultura de coaching se classificaram como “altamente engajados”. É bom também para os resultados financeiros, uma vez que o mesmo estudo mostrou que 51% das empresas com uma forte cultura de coaching relataram um crescimento de receitas acima da média em comparação com grupos pares.

Coopere abertamente

Empresas com excelente engajamento dos colaboradores têm uma política de portas abertas em que todos contribuem. Infelizmente, muitas organizações têm uma cultura em que os trabalhadores só podem levantar um problema com um gestor quando encontrarem uma solução. O problema com esta abordagem é que as questões não são conhecidas em tempo hábil e um resultado melhor poderia ter sido desenvolvido com a contribuição de outros talentos.

Cooperar abertamente significa abraçar a transparência – especialmente difícil para muitos líderes que aprenderam que ser líder significa saber todas as respostas. Quando os tempos são desafiadores, é vital ser sincero com os funcionários e compartilhar detalhes sobre más e boas notícias. Isso pode até significar fornecer números concretos sobre o declínio dos negócios ou da indústria.

Alan Mulally, ex-presidente e CEO da Ford Motor Company, criou o famoso sistema de gestão “Working Together” quando liderou uma grande reviravolta na gigante automobilística. Um princípio fundamental era fornecer aos trabalhadores a visão, a estratégia, o plano e os relatórios de progresso atualizados, impulsionando o envolvimento e o compromisso de aplicar os seus talentos. Sob a liderança de Mulally, a Ford conseguiu uma das maiores reviravoltas da história dos negócios. À medida que o resto de Detroit entrou em colapso, a empresa passou da beira da falência – a poucos meses de ficar sem dinheiro – para se tornar o fabricante de automóveis mais lucrativo do mundo.

 

Conclusão: o engajamento de colaboradores é sua responsabilidade

Em resumo, os funcionários desejam a oportunidade de adquirir novas habilidades e de se sentirem confiáveis, reconhecidos e respeitados. Os colaboradores desejam trabalhar em um ambiente de honestidade e transparência e, ao mesmo tempo, que a empresa os recompense por suas contribuições. Todas essas são maneiras de conquistar seus corações e mentes para criar uma força de trabalho engajada, que construa uma base sólida para o sucesso a longo prazo.

 

Este artigo foi proposto por Jason Richmond, President/CEO e Chief Culture Officer na Ideal Outcomes, Inc. e publicado pelo blog da Oracle.

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