O que você faz quando recebe um pedido de aumento de um colaborador? É uma das situações mais desafiadoras que os líderes encontram. Não é uma conversa fácil para nenhuma das partes — e provavelmente está ocorrendo com mais frequência do que nunca.
Os colaboradores querem aumentos por causa de seu trabalho e realizações, e de acordo com a “Pulse of the American Worker Survey” da Prudential, 68% acreditam que merecem um aumento no curto prazo. Com tantos pedidos de aumento esperados, o que você pode fazer para redirecionar a conversa para que todos ganhem? O que você pode fazer para desencorajar os trabalhadores de procurar uma posição em outro lugar?
Responda ao pedido de aumento com respeito
A primeira coisa a ter em mente é que todo pedido de aumento salarial deve ser tratado com o máximo respeito. A maioria das pessoas deve ter coragem de pedir o aumento, mesmo que sintam que é algo que mereceram (caso contrário, não estariam pedindo um aumento). Permita que apresentem seus argumentos e, em seguida, faça perguntas de forma positiva e não agressiva para se aprofundar em sua lógica.
Revise suas habilidades
Considere cuidadosamente as contribuições do indivíduo para a empresa em uma avaliação de desempenho. Deixe que eles lhe contem sobre iniciativas ou tarefas específicas das quais você pode não estar totalmente ciente. Você está procurando por um ganha-ganha — não impor um obstáculo. Qual é o verdadeiro valor desse colaborador? Quão grande seria a perda se ele decidisse sair?
Se o orçamento da sua empresa não se estende para dar um aumento de salário para um indivíduo (o que pode muito bem exigir aumentos de salário para outros também), explique clara e honestamente o porquê. Se negar um aumento de salário estiver relacionado ao desempenho, é vital deixar o colaborador saber onde ele precisa melhorar e o que você fará para ajudá-lo, para que ele provavelmente obtenha uma resposta positiva na próxima vez que perguntar. Ao mesmo tempo, encontre algo que ele tenha feito que você possa elogiar.
Trajetória profissional
Lidar com um pedido de aumento salarial lhe dá a oportunidade de estabelecer onde o membro se encaixa na sua organização e seu potencial de crescimento. Sente-se com o membro da equipe para mapear seus próximos passos na escada, quais promoções e cargos estão reservados e como a remuneração se relaciona. Além disso, considere fornecer os programas de aprendizado e desenvolvimento necessários que os ajudarão a se encaixar em sua nova função. Definir a intenção e agir de acordo com ela mostra a eles que eles têm um futuro de longo prazo com você, ao mesmo tempo em que fortalece sua estratégia de gerenciamento de talentos.
Quão importante é o treinamento? Um relatório da empresa global de educação Cengage Group descobriu que 78% das pessoas fizeram um curso online antes de deixar sua organização, e 64% relataram que esse treinamento foi essencial para conseguir um novo emprego. Disse o CEO da Cengage, Michael Hansen, “Há uma mensagem clara de que os trabalhadores de hoje realmente exigem crescimento na carreira — e se eles não o encontrarem dentro de seu empregador, eles deixarão o emprego e o obterão eles mesmos e então passarão para o próximo emprego.”
Certifique-se de que o pedido de aumento é justo
Torne-se conhecedor dos salários que os colegas do indivíduo recebem e o que é comum na indústria. O colaborador está na mesma faixa salarial que outros com tempo de serviço, experiência e habilidades semelhantes? Considere há quanto tempo eles trabalham para você.
Certifique-se de que não haja disparidade de gênero e não se esqueça de que a grama pode ser mais verde em outro lugar. Uma pesquisa feita pela plataforma de recrutamento online Zippia mostra que os indivíduos veem um aumento salarial de 14,8% quando mudam de emprego. Enquanto isso, o crescimento salarial dentro da organização é de apenas 5,8%. A mesma pesquisa também mostrou que um em cada cinco trabalhadores disse que aceitaria um corte salarial médio de 10% se isso significasse um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional ou trabalhar por conta própria.
E se não for tudo sobre dinheiro?
O que eles realmente querem? É tudo sobre dinheiro? Enquanto todos querem ser pagos pelo que acham que valem, as pessoas estão igualmente preocupadas com o valor da empresa, sua cultura no local de trabalho e incentivos de estilo de vida.
Na pesquisa da Prudential com 2.000 trabalhadores em tempo integral, um terço dos que trocaram de emprego aceitaram um corte salarial em troca de um emprego que lhes dava um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional. No estudo global AI@Work da Oracle com 14.639 trabalhadores, quase nove em cada dez entrevistados disseram que o significado do sucesso se tornou mais alinhado com a obtenção de um equilíbrio entre vida pessoal e profissional, estar em boa saúde mental e ter flexibilidade no trabalho. 29% disseram que ter um emprego significativo era mais importante do que um salário fixo.
Considere, portanto, oferecer benefícios além do aumento salarial. Isso está se tornando uma prática comercial mais comuns, como trabalhar em casa, a flexibilidade do trabalho híbrido home-office e o fornecimento de creche.
Quando você deve dizer sim a um pedido de aumento
Indivíduos que são uma parte comprovada da equipe, cujas habilidades são conhecidas e reconhecidas, merecem um aumento salarial. Se o orçamento permitir, esforce-se para recompensá-los, pois é muito mais barato manter um bom funcionário do que contratar e treinar alguém novo. Considere fornecer bônus especiais ou ajustes salariais no meio do ano em vez de uma revisão anual padrão.
A compensação é um indicador importante de como os indivíduos veem o quanto são valorizados e facilmente se torna um tópico emocional. Um gerente forte aprende a lidar com essas solicitações com sensibilidade. Uma cultura de local de trabalho onde a honestidade, a autenticidade e a transparência prosperam melhorará o desempenho e a retenção dos funcionários.
O post acima é de Jason Richmond, Presidente/CEO e Chief Culture Officer da Ideal Outcomes, Inc., uma empresa que desenvolveu programas de aprendizado remoto para empresas de todos os tamanhos.