2024 Kick-Off Meeting do GroupElephant.com

Escrito por Beatrix Valiceli

em 26 de março de 2024

Inscreva-se para receber nossas novidades

Enviaremos novidades, promoções e muito conteúdo educativo todo mês com exclusividade.

Ontem e hoje (25 e 26), realizamos o 2024 Kick-Off Meeting do GroupElephant.com no Brasil. Além de falar dos resultados do nosso último ano fiscal, falamos das expectativas do grupo para o nosso ano fiscal atual, além de contar com uma palestra sobre tecnologia, inovação e inteligência artificial por Junior Borneli, Fundador e CEO da .Startse.

Logo no começo do 2024 Kick-Off Meeting, que contou também com uma transmissão online, lembramos da atuação de outras de empresas do grupo no país. Além da expansão da atuação da iLab, empresa líder de automação de testes de qualidade de softwares, recebemos a Evolutio, consultoria de excelência operacional para tecnologia, no Brasil.

Após essa introdução, Alexandre Ormigo, Associate Partner Latam do GroupElephant.com e Country Managing Director da Stratview Brasil iniciou suas considerações em relação ao nosso último ano fiscal, abordando que “Sem pessoas, nós não fazemos nada”. Vale lembrar que o ano fiscal do GroupElephant.com tem início em março de um ano e termina em fevereiro do ano seguinte. Ainda abordamos as expectativas e estratégias que iremos adotar para o nosso novo ano fiscal.

 

Junior Borneli no 2023 Kick-Off Meeting do GroupElephant.com

O Futuro Agora

Recebemos ainda Junior Borneli, Fundador e CEO da .Startse no 2024 Kick-Off Meeting para tratar de temas como inovação e tecnologia na atualidade. Bornelli iniciou a palestra falando que o segredo para empresas que vivem para sempre, elas devem morrer o tempo todo. Nós já estamos vivendo no futuro, e o futuro é uma perspectiva. De acordo com o executivo, um em cada sete atendimentos da Uber no Vale do Silício e em São Francisco, são de carros autônomos, enquanto no Brasil essa é uma realidade remota, porém uma oportunidade de investimento.

No GroupElephant.com, nós utilizamos essa perspectiva de oportunidades de forma “Glocal”, tendo os principais benefícios do ecossistema de uma companhia multinacional, porém garantindo as especificidades e necessidades do mercado global. Dessa forma, conseguimos realizar uma troca de melhores práticas com outras regiões para melhor atender aos nossos clientes.

 

Teoria do Caos

Continuando sua palestra, Junior nos mostrou que estamos vendo ainda mais a necessidade de reinvenção do futuro a partir do que entendemos por Teoria do Caos. A Teoria do Caos, formulada no final do século XIX, aborda a ocorrência de grandes consequências quando temos uma alteração num ambiente ou ecossistema conectado. Segundo Borneli, durante o 2024 Kick-Off Meeting, agora podemos realizar conexões pouco óbvias de forma mais rápida e lógica.

Com essa introdução, Borneli mostrou que as pessoas e empresas devem se reinventar o tempo todo para não serem passadas para trás. Esse conceito é semelhante ao que o executivo aborda em seu livro “Organizações Infinitas”, de morrer um pouco todos os dias para viver para sempre. Porém, o próprio executivo trouxe que “a reinvenção é difícil e necessária. As pessoas sempre almejam a mudança, mas sempre encontram dificuldades e empecilhos.”

Segundo Junior, a melhor hora para realizar uma mudança é quando o indivíduo ou organização independe dela. Quando colocamos energia dependendo de uma mudança necessária, acabamos tomando decisões sem planejamento, o que pode trazer consequências para o negócio. Para prevenir possíveis erros, devemos, como indivíduos, buscar visão de futuro, e identificar sinais que o mundo nos dá.

Ao perceber sinais do mercado, as pessoas e empresas devem realizar o necessário para se reinventarem, a partir da experimentação. Além disso, as empresas e pessoas devem criar novos atributos em busca da renovação de novos ciclos de perpetuidade, mantendo a fidelidade e a gratidão com aqueles que financiaram o seu crescimento.

 

Inovação nas organizações

Essa busca por inovação e melhorias enquanto mantemos a essência do ser/organização é o que as empresas chamam de ambidestria. O início da mudança na busca da inovação exige muito esforço e energia. Assim que o movimento começa, ele ganha velocidade e tração.

Da mesma forma que não existe receita de bolo quando falamos de implementação de sistemas, não existe a melhor metodologia para buscar inovação. Segundo Junior, a melhor tecnologia e inovação é mudar o modelo mental.

Uma grande oportunidade para a mudança de mentalidade é a popularização da Inteligência Artificial Generativa. Segundo o CEO da .Startse, não existirá empresa que sobreviverá sem o uso da Gen IA. Vale lembrar que a utilização da IA não deve se limitar apenas à sua criação como produto, mas atrelar seu uso como um artifício para otimização da eficiência.

Com essa mensagem, Junior finaliza o 2024 Kick-Off Meeting do GroupElephant.com. O executivo deixou a reflexão que, como indivíduos, temos que sempre estudar as novidades e entender como podemos aproveitar essas oportunidades. Além disso, temos que ser radares ligados para capturar sinais para potencializar as oportunidades, dentro do processo de reinvenção.

 

Quem leu esse artigo também leu esses…

Precisamos falar da relação colaborador e gerente

Precisamos falar da relação colaborador e gerente

Como a relação entre colaborador e gerente mudou na evolução do trabalho? O mundo, a força e o local de trabalho mudaram drasticamente. Essas mudanças só foram possíveis por conta do desenvolvimento tecnológico, pelas mudanças nos modelos de negócios e de trabalho....

GroupElephant.com ERP: contribuindo para um mundo melhor

GroupElephant.com ERP: contribuindo para um mundo melhor

Por que nós, da Stratview, por meio do nosso programa do GroupElephant.com ERP, estamos preocupados em proteger Elefantes e Rinocerontes e aliviar a pobreza entre as Populações rurais? Nós temos como objetivo ir além do propósito corporativo. Por isso, apoiamos o...

HR Analytics: Como a impulsionar as pessoas e o negócio

HR Analytics: Como a impulsionar as pessoas e o negócio

HR Analytics | As soluções analíticas podem ajudar as empresas a coletar dados e informações para criar ecossistemas unificados e centralizados. Dessa forma, as organizações conseguem melhorar o suporte à tomada de decisão da liderança. Utilizando tecnologias...