.cloudops
Prática de CloudOps baseada em abordagens ágeis, automação e colaboração com nossos clientes. Avaliação inicial das necessidades até a implementação efetiva das práticas de operações em nuvem. Integração de soluções de observabilidade, automação de processos, e a implementação de boas práticas de segurança.
CloudOps (ou Cloud Operations) é uma combinação de rede, segurança, desempenho, gerenciamento de dispositivos, suporte técnico e outras tarefas que mantêm os aplicativos nativos da nuvem e a infraestrutura subjacente em funcionamento.
Alguns veem o CloudOps como uma continuação do ITOps, as operações e processos que um departamento de TI administra dentro de uma organização. Mas uma maneira mais precisa de definir a relação entre os dois é que o CloudOps utiliza operações de TI (e princípios de DevOps) aplicadas a uma arquitetura baseada em nuvem para melhorar e acelerar os processos de negócios.
CloudOps, no entanto, é mais do que apenas ITOps, porque aplicativos baseados em nuvem e gerenciamento de dados exigem adicionalmente novas tecnologias, novas ferramentas e novas habilidades. O objetivo principal do CloudOps é eliminar o tempo de inatividade da computação em nuvem e, portanto, tornar as operações contínuas uma realidade.
Benefits of CloudOps
As funções da equipe CloudOps dentro de uma organização exigem uma ampla gama de conjuntos de habilidades em toda a organização, incluindo operações de TI e outras equipes de TI, equipes DevOps, equipes de operação de aplicativos de negócios e provedores de serviços em nuvem.
Os objetivos gerais do CloudOps são:
- Mantenha os serviços e a infraestrutura em nuvem em funcionamento.
- Otimize o desempenho e a capacidade — garantindo que o orçamento da nuvem não seja gasto em espaço desperdiçado ou recursos ociosos e controlando os custos operacionais.
- Cumpra os acordos de nível de serviço.
- Gerencie a conformidade e também a configuração.
- Certifique-se de que haja medidas adequadas de recuperação e mitigação em vigor.
