8 estratégias de comunicação para construir cultura no trabalho

Escrito por Amanda Dias

em 11 de julho de 2024

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8 estratégias de comunicação para construir cultura no trabalho | Todos nós nos comunicamos todos os dias com várias pessoas de várias maneiras. Mas quão eficazes são essas comunicações com os membros das nossas equipes? Eles podem não ser tão eficazes quanto você pensa.

Uma pesquisa da Grammarly e da The Harris Poll estima que as empresas dos EUA perdem espantosos 1,2 trilhões de dólares por ano devido à má comunicação. Embora 93% dos líderes empresariais concordem que a comunicação eficaz é a espinha dorsal do seu negócio, 72% admitem que os seus funcionários têm dificuldade em fazê-lo, perdendo um dia por semana de produtividade.

O que você pode fazer para melhorar a comunicação com os funcionários e aprimorar a cultura do local de trabalho? Aqui estão oito estratégias principais que podem ajudar.

Palavra de cima

A liderança sênior precisa ter um papel fundamental na estratégia geral de mensagens. Tem muito peso quando os trabalhadores percebem que o alto escalão assumiu o compromisso de transmitir atualizações e políticas da empresa. Ao mesmo tempo, é essencial que os gestores reforcem a mensagem e a tornem aplicável às suas equipes. A Salesforce, por exemplo, afirma que 75% dos seus funcionários confiam mais nas informações que recebem dos seus gestores.

Comunicação direta

Os funcionários valorizam muito a autenticidade e a transparência. Eles sabem quando um líder é genuíno e honesto e, inversamente, quando alguém está tentando os enganar. Você constrói a confiança deles quando lhes diz a verdade e não a embeleza, uma abordagem que é particularmente significativa em tempos de mudança.

Perpetuar propósito

Enfatize novamente a visão e a estratégia que tornam sua organização única. Cada comunicação é uma oportunidade para reforçar a missão da sua empresa. Deixar os funcionários saberem o que fazem e como o fazem é uma contribuição significativa para essa missão.

Comunicação relevante

Não envie e-mails para uma lista genérica de todos os funcionários. Envie informações específicas e direcionadas aos trabalhadores que delas necessitam. Incluir todos nas mesmas mensagens pode ser opressor. Isso leva ao cansaço das mensagens, fazendo com que os funcionários ignorem atualizações essenciais.

Em vez disso, use uma plataforma gerenciada por RH conectada aos dados da força de trabalho para garantir que a mensagem certa chegue ao funcionário certo, no momento certo.

Comunicação regular

A comunicação consistente indica estabilidade e confiabilidade e permite que os funcionários saibam que podem confiar em você.

Durante a pandemia, a Benco Dental, uma das maiores distribuidoras de materiais e equipamentos dentários do país, foi forçada a despedir um terço da sua força de trabalho de 1.500 pessoas. O diretor administrativo, Chuck Cohen, diz que suas atualizações regulares por e-mail – pelo menos uma ou duas vezes por semana – mantiveram os funcionários fiéis.

“No final das contas, em parte por causa da nossa estratégia de comunicação, recuperamos todas as pessoas que queríamos”, diz ele.

De maneira geral

Use todos os meios de comunicação possíveis para manter sua equipe atualizada.

Faça scrums menores semanalmente ou conforme necessário para projetos específicos, assim como reuniões individuais frequentes por telefone/Zoom com subordinados diretos. Documente informações do projeto e armazene em uma intranet que todos podem acessar.

Comunicação em dois sentidos

A comunicação funciona nos dois sentidos. Não fale com os funcionários – converse com eles. Faça sessões do tipo “pergunte-me qualquer coisa” e crie um ambiente no qual os funcionários possam levantar questões controversas e sejam apreciados por se manifestarem. Não seja o único a falar; abrace o silêncio até que alguém fale ou faça perguntas pontuais para fazer sua equipe falar. Aja de acordo com quaisquer preocupações e acompanhe as comunicações explicando o que você fez para satisfazer as preocupações deles ou quais obstáculos você está trabalhando para superar.

Descubra o que está funcionando

A sua mensagem para os funcionários está chegando em casa? Provavelmente não. Uma pesquisa da Axios HQ descobriu que 74% dos comunicadores pensam que escrevem comunicações concisas e eficazes, mas 60% dos seus funcionários dizem que não. Na mesma pesquisa, 66% dos comunicadores achavam que sabiam o que dizer aos seus colaboradores, mas apenas 31% dos colaboradores concordaram. Reserve um tempo para refletir sobre suas comunicações e pesquise seus funcionários para avaliar se isso atende às suas necessidades e expectativas.

Resumindo

A comunicação é fundamental para manter os funcionários engajados e motivados. Uma força de trabalho informada provavelmente permanecerá comprometida, leal e produtiva. A comunicação precisa ser regular, honesta e sempre refletir o propósito da empresa. Deve também ser multidimensional e dar aos funcionários a oportunidade de se envolverem. Por fim, é importante realizar pesquisas para verificar se a sua comunicação alcança os resultados desejados.

Texto original: 8 estratégias de comunicação para construir cultura no trabalho

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